LUÍS ANDRADE, PRESIDENTE DA JUNTA DE FREGUESIA DE STº ANDRÉ DAS TOJEIRAS
Turismo de passeios pedestres e pedestrianismo do Concelho de Castelo Branco dinamizam o turismo
O concelho de Castelo Branco é uma região onde as zonas rurais apresentam elevada atratividade pelas paisagens, pela biodiversidade, pelo património histórico, cultural e ambiental e pela gastronomia, o que potencia atividades como o turismo de passeios pedestres.
Ignorado ou subestimado durante muito tempo, o turismo de passeios pedestres e pedestrianismo é hoje considerado como um desafio ao desenvolvimento local.
Sendo atualmente uma atividade muito divulgada entre a população dos países europeus o passeio pedestre evolui passando da categoria de um lazer informal para uma verdadeira ação turística, potencialmente geradora de riqueza a nível local.
A prática de andar a pé em trilhos sinalizados, ou pedestrianismo, é uma atividade que tem vindo a ganhar um numero elevado de praticantes.
O município de Castelo Branco conta com um conjunto de percursos, rotas: da Gardunha, da Marateca, do Poço dos Sinos, dos Lagares, dos Moinhos, da Ribeira da Magueija dos Olivais, caminhos do xisto: de Martim Branco e de Sarzedas, associados à rota de BTT de Sarzedas/Aldeias de Xisto e à rede de piscinas e de praias fluviais das freguesias. A rede de percursos constitui um excelente contributo para colocar a natureza ao serviço da qualidade de vida da população, enquanto espaço para desenvolvimento de atividades para o lazer, para o desporto, dinamização económica e promoção turística.
As Freguesias,em articulação com as Associações locais, dinamizam um conjunto de passeios pedestres temáticos, mostrando aos praticantes as especificidades únicas e genuínas de cada local, aliando a cultura e as tradições ao convívio e à confraternização. Temos assistido a um elevado numero de praticantes que residem nas zonas urbanas, deslocam-se às localidades mais rurais para participarem na atividade, interagindo de forma integrada com as restantes atividades especificas de cada local. Normalmente esses praticantes divulgam o território e as atividades junto dos seus grupos de amigos aumentando em larga escala o grupo de potenciais praticantes.
O concelho de Castelo Branco é hoje reconhecido como um destino de excelência para os amantes do pedestrianismo e das bicicletas. Para ser conseguido muito têm contribuído o investimento da Câmara Municipal no turismo de natureza e os vários eventos organizados em torno das rotas turísticas, do pedestrianismo e do BTT.