14 de março de 2018

ALDEIA NOVA DO CABO, FUNDÃO
Itinerários do Sentir redescobre patrimónios sagrados

No âmbito do festival de cultura Quadragésima, organizado pela Câmara do Fundão e enquadrado no Ano Europeu do Património Cultural, o Museu do Fundão dinamiza, no próximo sábado, em Aldeia Nova do Cabo, a partir das 15 horas, a quarta edição dos Itinerários do sentir. A iniciativa propõem uma aproximação aos locais de ativação das expressões patrimoniais associadas ao ciclo religioso, com um enfoque nas geografias evocadoras da Paixão de Cristo, ainda presentes em algumas aldeias do Concelho do Fundão.
O percurso será acompanhado por habitantes da comunidade conhecedores das emoções, das histórias e das tradições musicais e religiosas relacionadas com estas manifestações de fé popular. Os participantes serão convidados a escutar leituras que intensifiquem a construção de uma reflexão pessoal sobre a polimorfia cultural e temporal que caracteriza esta particular conjuntura da história do cristianismo: a Quaresma.
Judite Vasconcelos, da Casa do Cimo, a irmã Ivone, responsável pela Casa do Colégio de Nossa Senhora de Fátima, e o maestro Luís Santos, da Banda União de Santa Cruz, serão alguns dos guias locais a esta revisitação do património da aldeia. O percurso terá início às 15 horas junto da Casa do Cimo e vai redescobrir um património esquecido.

14/03/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video