FUNDÃO
Município devolve brasão à zona antiga
Um brasão do Século XVIII que se encontrava há décadas afastado do seu local original vai ser recolocado no edifício do qual, durante séculos fez parte. O brasão encimava o portão principal do Solar Vaz de Carvalho e tem esculpidas as armas dos Macedos, Castelo-Branco, Feios e Costas, revelando a Carta de Armas concedida a 15 de junho de 1603.
Em 1947 foi oferecido ao Museu Arqueológico do Fundão, onde esteve exposto até à renovação deste espaço em 2004. É agora reincorporado no espaço público através duma instalação a inaugurar, esta quarta-feira, 18 de abril, pelas 17 horas, numa das antigas lojas que existiam na frente voltada para a Rua da Cale, na Zona histórica do Fundão.
Sobre este monumentos o diretor do Museu, Pedro Salvado, afirma que “esta composição é uma das mais originais e de assinalada qualidade artística do conjunto heráldico regional. É uma excelente obra de cantaria que agora vai ser devolvida à sua geografia histórica vital. Esta ação assume para nós um grande valor simbólico num ano europeu do património cultural. Há muitas peças que fazem parte da coleção do Museu que vão ser enquadrados no seu antigo ambiente arquitetónico e comunicacional. O Museu incorpora, é certo, mas também devolve, fortalecendo a espessura cultural da paisagem do quotidiano”.
A ação faz parte do programa da Câmara do Fundão do Dia Internacional dos Monumentos e Sítios, que este ano é subordinado ao tema Património Cultural: de geração em geração e ao Ano Europeu do Património Cultural.
Ainda no âmbito das comemorações do Dia Internacional dos Monumentos, o Museu Arqueológico do Fundão promove, até ao dia 24 de abril, a atividade vocacionada para os alunos do 1º e 2º ciclos À descoberta da Rua da Cale.
A iniciativa propõe uma aproximação aos valores patrimoniais, materiais e imateriais de um dos principais eixos da identidade urbana do Fundão, através da descoberta da Rua da Cale e do diálogo entre jovens e residentes. As escolas interessadas em participar na atividade terão que efetuar uma marcação prévia junto dos Serviços Educativos do Museu Arqueológico do Fundão, ou através do endereço eletrónico [email protected].