25 de abril de 2018

GASTRONOMIA LOCAL, EM DESTAQUE
Confraria do Soventre realiza capítulo em São Miguel de Acha

O 1º Capítulo do ano de 2018 da Confraria do Soventre de São Miguel de Acha realiza-se no próximo sábado, 28 de abril.
Insistindo na divulgação da cultura da aldeia, que inclui a vertente gastronómica, o evento terá como é obrigação estatutária a apresentação do prato de soventre, receita tradicional da terra.
A Confraria faz questão em garantir a qualidade do prato na componente dos seus elementos intrínsecos e na execução da receita propriamente dita segundo os usos e costumes.
Com esse intuito, a Confraria estabeleceu uma parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova e com a Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova, nomeadamente com a licenciatura em Gestão Hoteleira, com o objetivo de obter uma confeção científica e tecnicamente elaborada sobre a receita tradicional que desde tempos imemoriais é seguida em São Miguel de Acha.
A colaboração culminará lá mais para o final deste ano com uma publicação em livro da receita do soventre e das várias componentes criativas daí derivadas propostas pela Escola, sob a égide do chef Mário Ramos. Aproveitar-se-á a publicação para incluir mais uma ou duas receitas tradicionais da terra pouco ou nada vistas nas freguesias vizinhas, que a seu tempo serão divulgadas.
Assim, no decurso do evento, haverá uma prova do soventre confecionada pela Escola Superior de Gestão de Idanha-a-Nova e reservada aos confrades.
Integrada na temática da gastronomia, e numa vertente mais cultural, decorrerá igualmente no próximo sábado, 28 de abril, a partir das 17h30, no Salão da Junta de Freguesia, aberta a toda a população, uma conferência subordinada ao tema Comer é um ato sagrado, que tem como oradora Maria Antonieta Garcia, professora associada da Universidade da Beira Interior (UBI).

25/04/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video