25 de abril de 2018

NAS MOITAS
Anta do Vale do Alvito recebe encenação pré-histórica

A Anta do Vale do Alvito, nas Moitas, recebeu, dia 15 de abril, a primeira visita guiada e encenada, organizada pela Câmara de Proença-a-Nova, que juntou 100 participantes, divididos em dois percursos de diferentes graus de dificuldade, que caminharam até a Anta do Vale do Alvito onde assistiram à encenação protagonizada pelo grupo Vivarte.
As sepulturas megalíticas eram constituídas por uma câmara funerária delimitada por grandes esteios de xisto, ocultos por um monte artificial de terra ou argila, a mamoa, à qual se acedia por um corredor ladeado por pedras mais pequenas. Junto dos defuntos eram colocados artefactos de pedra de uso quotidiano, como machados, pontas de seta, colares e vasos cerâmicos.
Nesta encenação assistiu-se à preparação do ritual e foi possível perceber que a base económica destas comunidades assentava, maioritariamente, na caça e a organização do grupo para o fornecimento de matérias-primas necessárias aos afazeres do dia a dia.
No final os participantes receberam as Antinhas, um biscoito elaborado por uma artesã local feito à base de farinha, ovos, açúcar, aguardente de medronho, azeite e pistachos, que simbolicamente representa os monumentos megalíticos do Concelho de Proença-a-Nova.
A viagem seguiu para o Centro Ciência Viva da Floresta, onde foi instalada uma réplica de uma anta e que funcionará como módulo exterior do Centro e que estará disponível para visita. Neste local os visitantes puderam ajudar a carregar as pedras juntamente com os neolíticos para construírem a anta que iria receber o companheiro de caça falecido.
Ao longo deste ano serão ainda promovidas outras rotas guiadas e encenadas do projeto Beira Baixa Cultural, cofinanciado no âmbito do Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional da União Europeia, promovido pela Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB).
As próximas viagens no tempo acontecerão a 3 e 5 de maio com a recriação histórica da Lenda do Santo Lenho. No programa desta proposta está uma conversa com António Manuel Martins, visita à Igreja da Misericórdia, onde está exposto o Santo Lenho, a recriação histórica da história de Pedro da Fonseca, pelo grupo de teatro Váatão e um mercadinho de época, entre outras iniciativas.

25/04/2018
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
17/12 a 19/12
A Dor: Imagens da Palavra Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video