25 de abril de 2018

Nuno Caravela leva o Bando das Cavernas à Sertã

Rocha Mota, Fernando Homo Sapiens ou Calhau Lopes. Os nomes e apelidos podem soar estranhos aos menos iniciados, mas para milhares de crianças Portuguesas, que já mergulharam no imaginário criado pelo escritor Nuno Caravela na série O Bando das Cavernas, estas personagens são familiares e facilmente identificáveis como Rosa Mota, Carlos Lopes ou Fernando Pessoa, respetivamente.
Nuno Caravela e as suas loucas personagens pré-históricas, que enchem os livros da série O Bando das Cavernas, estiveram dia 7 de abril, na Biblioteca Padre Manuel Antunes, na Sertã.
No segundo piso da Biblioteca e com um cenário a rigor, onde não faltaram diversos adereços da Idade da Pedra, como um carro da época movido à força de pés, Nuno Caravela foi recebido por quase oitenta pessoas, entre adultos e crianças.
O ambiente de época estava criado e para início de festa, um grupo de 12 crianças encenou excertos de dois dos seus livros, encarnando algumas das personagens, em verdadeiro espírito pré-histórico.
Nuno Caravela, que é atualmente o escritor português mais mediático junto do público infantil e com livros a somarem edições sucessivas, agradeceu a receção e falou sobre a sua obra, sintetizando o seu percurso literário e abordando os motivos que o inspiram para a criação destas e de outras histórias.
Os enredos verdadeiramente originais cruzam locais tão improváveis como o Aeródromo de Calhaus Rubros (Aeroporto Francisco Sá Carneiro – Porto) e personagens inesperadas como Ualte Dizz Nei (Walt Disney).
As crianças mostraram-se muito interessadas e não deixaram de colocar diversas questões ao autor, que com os 20 volumes de O Bando das Cavernas já vendeu quase 300 mil exemplares, só em Portugal.
Esta série, criada em 2012, tem conquistado os mais novos e para breve estão na forja mais aventuras do bando, onde figuram personagens como o Tocha, Ruby, Menir, Kromeleque, Tzick ou o Sabre.

25/04/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
17/12 a 19/12
A Dor: Imagens da Palavra Escola Superior de Artes Aplicadas de Castelo Branco
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video