25 de abril de 2018

DF 4 A 6 DE MAIO
Mundial de Enduro traz mais de 100 pilotos a Castelo Branco

Castelo Branco acolhe, entre 4 e 6 de maio, pela segunda vez, uma prova do Campeonato do Mundo de Enduro.
Organizado pela Escuderia Castelo Branco (ECB), o Alegro Enduro de Castelo Branco, traz até à cidade mais de 100 pilotos desta modalidade sobre duas rodas, com destaque, claro está, para a presença dos melhores pilotos mundiais.
A prova que, recorde-se, na edição realizada no ano passado foi considerada a melhor do Campeonato do Mundo, apresenta este ano algumas novidades, com o objetivo de ser mais emocionante e atrativa, principalmente para o público.
Assim, dias 4, 5 e 6 se maio espera-se muita emoção, numa prova que traz até à cidade largas centenas de pessoas, pois além dos pilotos há que contar com os elementos das suas equipas, que chegarão a Castelo Branco no início da próxima semana.
Claro está que em termos de números, há ainda a considerar os espectadores que acompanharão o desenrolar da prova, pelo que não será de todo exagerado considerar que o Alegro Enduro de Castelo Branco envolve milhares de pessoas.
A prova, depois de ter sido apresentada em Lisboa, na passada quinta-feira, 19 de abril, também o foi no passado domingo, 22 de abril, em Castelo Branco.
Uma apresentação em que o presidente da Escuderia, António Sequeira, realçou que “esta é uma das provas mais importantes que a Escuderia vai organizar em 2018”, numa estratégia da coletividade que “tem como objetivo ajudar a promover a nossa região, através de um desporto que amamos, que é o desporto motorizado”.
Já a diretora do Centro Comercial Alegro, Cristina Roxo, recordou que “o Enduro chegou a Castelo Branco há sete anos, como prova do Nacional, e no ano passado foi a estreia no Mundial”, para realçar que “é um orgulho receber, pelo segundo ano consecutivo, esta prova organizada com o profissionalismo da Escuderia”.
O presidente da Junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, destacou “a importância de termos a segunda prova do Mundial de Enduro em Castelo Branco” e elogiou a Escuderia “pela grande prova do Mundial, que leva o nome de Castelo Branco longe”.
Leopoldo Rodrigues reforçou ainda “a importância da prova de enduro e da Escuderia, pelo trabalho que tem desenvolvido em prol de Castelo Branco”, para avançar que “tudo isto é importante para Castelo Branco” e concluir que deseja que “a prova se mantenha por muitos anos”.
Na mesma linha, o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, José Alves, afirmou que “ter uma prova mundial em Castelo Branco é muito importante para nós” e avançou que a autarquia “tem apostado numa forma estratégica no que é o desporto motorizado para Castelo Branco”, recordando, por exemplo, “está a ser construído o kartódromo”, no Parque de Desportos Motorizados de Castelo Branco.
José Alves sublinhou ainda que em relação ao Alegro Enduro de Castelo Branco “é importante que as pessoas estejam presentes, a ver a prova” e na sequência deste desafio afirmou estar convicto que “a Escuderia vai manter o nível de excelência a que nos habituou”.

O programa da prova e as novidades
O Alegro Enduro Castelo Branco tem como diretor de prova Hélder Esteves, que começou por explicar que uma grande aposta da organização foi que a prova se desenrole toda “próxima de Castelo Branco, porque é importante para o público, mas também para os concorrentes que, assim, não têm que se deslocar muito”. Além disso, todas as infraestruturas relacionadas com a prova, como o parque fechado, a sala de Imprensa, o pódio e o padock, ficam na área do Centro Comercial Alegro.
Hélder Esteves também não perdeu a oportunidade de relembrar que “no ano passado fomos considerados a melhor prova do Mundial” e apresentou a estrutura da edição deste ano.
A prova propriamente começa dia 4 de maio, sexta-feira, às 21 horas, com o Super Test, que no final inclui um espetáculo de fogo de artifício. Nessa noite está também agendada uma mini-apresentação dos pilotos, no Centro Cívico, de modo a trazer a competição para o centro da cidade e ainda para mais próximo das pessoas.
Sábado e domingo, dias 5 e 6 de maio, os concorrentes disputam os Cross Test, na Quinta da Pipa; o Enduro Test, na pista de motocross do Bairro do Valongo; e o Extreme Test, na Zona Industrial, junto ao Centro Comercial Alegro.
Um percurso que será cumprido três vezes em cada um dos dias, sendo que aqui surge uma das novidades, pois no final d cada um dos dias é repetido o Super Test realizado sexta-feira, 4 de maio.
No sábado, 5 de maio, a prova começa às 10 horas e a entrega de prémios tem lugar às 18 horas, enquanto no domingo, 6 de maio, a competição começa às nove horas e a entrega de prémios está marcada para as 17 horas.
Outra das novidades é que a Federação d Motociclismo de Portugal (FMP) vai aproveitar a prova para realizar um estágio, com vista à participação na edição deste ano nos 6 Dias de Enduro, que se realizam em novembro, em Viña del Mar, no Chile. Um estágio para que já foram selecionados 10 pilotos.
O Alegro Enduro Castelo Branco também terá um programa de animação paralelo, no qual se destaca um espetáculo musical, no Centro Comercial Alegro, sábado, 5 de maio, à noite.

25/04/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video