2 de maio de 2018

ILUSTARTE 2018
Cidade com exposição de nível mundial

O 25 de abril em Castelo Branco fica, este ano, marcado pela abertura da exposição ILUSTARTE 2018, a bienal internacional de ilustração para a infância.
É um acontecimento, uma vez que a bienal, dada a sua importância e valor mundial, nunca tinha saído de Lisboa. A sua instalação em Castelo Branco é uma aposta corajosa da Câmara que merece registo.
A ILUSTARTE, que já vai na oitava edição, é um evento de nível mundial. Bastará dizer que atraiu três mil participantes de 105 países. Um júri internacional, constituído por Ingrid Gordon (Belga, ilustradora), André Letria (Português, ilustrador e editor), Mauro Evangelista (Italiano, ilustrador e professor), Violeta Lópis (Espanhola, ilustradora, vencedora da ILUSTARTE 2016) e Jenny He (Americana, curadora), apreciou os trabalhos, selecionou 50 artistas de 18 países, entre eles seis Portugueses, e atribuiu o prémio ILUSTARTE 2018 à ilustradora alemã Yuxing Li e três menções especiais aos trabalhos de David Álvarez (Mexicano), Cinta Arribas (Espanhola/Portuguesa) e Carolina Celas (Portuguesa).
Na exposição, com uma montagem original muito interessante, podem ser apreciados os 150 trabalhos selecionados, sendo que cada autor devia submeter três ilustrações originais, e ainda cerca de 100 imagens de uma retrospetiva da ilustradora belga Ingrid Godon, uma das “mais reconhecidas e influentes ilustradoras contemporâneas”, nas palavras dos comissários da exposição, Ju Godinho e Eduardo Filipe.
A exposição vai estar no Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco (CCCCB) até 2 de setembro e durante este período Castelo Branco e o Centro de Cultura serão “um espaço de encontro e de discussão da melhor ilustração para a infância internacional, colocando Portugal na rota dos grandes eventos internacionais nesta área”, como é referido no texto de abertura.
Os premiados da ILUSTRARTE e a ilustradora homenageada, com a retrospetiva, estiveram na abertura e trocaram impressões com os visitantes.
A bienal tem um site próprio, em Português e Inglês, que pode servir de aperitivo para uma visita que é indispensável e que é necessário fazer sem pressas e várias vezes.
É uma oportunidade de ter uma boa panorâmica da ilustração contemporânea internacional numa “variada mistura de estilos, técnicas e temas, de ilustradores consagrados e debutantes, oriundos dos quatro cantos do Mundo”.

02/05/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video