16 de maio de 2018

Cargaleiro comemora Dia Internacional dos Museus

O Museu Cargaleiro, em Castelo Branco,junta-se às comemorações do Dia Internacional dos Museu, que é assinalado na próxima sexta-feira, 18 maio.
Para este ano Museus hiper-conectados: novas abordagens, novos públicos é o tema internacional proposto e tem como objetivo sensibilizar o público sobre os museus como “meio importante para os intercâmbios culturais, o enriquecimento de culturas, o avanço do entendimento mútuo, a cooperação e a paz entre os povos”.
Para assinalar a efeméride o Museu Cargaleiro tem entrada gratuita, entre as 10 e as 13 horas e da 14 às 18 horas, estando prevista uma visita orientada, limitada a 25 participantes e sujeita a inscrição prévia, pelas 16h30, devendo os interessados entrar em contacto com o Museu Cargaleiro.
Durante todo o dia o Serviço Educativo dinamizará diversas atividades interativas para o público escolar, com o intuito de se estabelecerem ligações entre o Museu e a comunidade educativa, numa lógica de proximidade e de interação que se pretende contínua.
Para o encerramento do dia, será realizado um concerto, na Praça Manuel Cargaleiro, pelas 21h30, por duas orquestras de sopros e pela Big Band, do Conservatório Regional de Castelo Branco, sob direção de Bruno Cândido. O concerto ao ar livre e de acesso gratuito resulta da parceria estabelecida entre esta entidade e a Fundação Manuel Cargaleiro.
O programa termina no domingo, dia 20, com a dinamização da atividade Arte em Família.com, prevista para as 11 horas e que pretende aliar a arte à tecnologia, com o objetivo de dinamizar e promover o Museu. A atividade está sujeita a mar-cação prévia e tem um limite de 20 participantes, pelo que os interessados devem entrar em contacto com o Serviço Educa-tivo do Museu Cargaleiro.
No âmbito da temática do Dia Internacional dos Museu, o Museu Cargaleiro está a realizar um estudo de públicos, até ao próximo domingo, 20 de maio, através de aplicação de inquérito por questionário. Os questionários direcionados para os visitantes estão disponíveis no Museu e os questionários para o público em geral estão disponíveis no Arquivo Distrital, Centro de Empresas Inovadoras, Centro de Interpretação do Jardim do Paço, Cybercentro, Conservatório Regional, Escola Superior de Educação, Escola Tecnológica e Profissional Albicastrense e Museu Francisco Tavares Proença Júnior. Com a colaboração destas entidades, culturais e de ensino, pretende-se conhecer algumas das práticas e hábitos culturais.
Tudo porque se considera que “o conhecimento dos perfis dos visitantes é sem dúvida uma importante ferramenta para a tomada de decisões neste setor, possibilitando o melhoramento da oferta de forma adaptada e, por conseguinte, um melhor funcionamento, comunicação e orientação para os mesmos. O questionário para visitantes encontra-se também disponível em https://goo.gl/forms/xMDwNElhobUdXXTp2.

16/05/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video