30 de maio de 2018

NA MANHÃ DO PASSADO DOMINGO
Marchas com alma e coração

Os Sabores de Perdição não impediram os Albicastrenses de dar atenção às marchas que tiverem lugar na manhã do passado domingo, 27 de maio. A Marcha pelo Coração e a Caminhada da Liga Portuguesa Contra o Cancro - O que nos LIGA.
Ambas mobilizaram aderentes. A primeira a pensar nas crianças do 1º Ciclo e na sua capacidade de mobilizar as famílias para a adoção de estilos de vida mais saudáveis e a segunda a pensar na sensibilização da comunidade para o problema da luta contra o cancro que carece do apoio de todos para ser mais eficaz.
A Marcha pelo Coração que já vai na 16ª edição esteve, este ano, a cargo do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva; A Caminhada Pela Liga esteve a cargo do Grupo de Voluntariado Comunitário de Castelo Branco que se associou aos outros 77 grupos de todos os Concelhos da Zona Centro. Anote-se que ambos os eventos contaram, a todos os níveis, com o apoio logístico da Câmara de Castelo Branco.
Os milhares de pessoas que invadiram a Afonso de Paiva, no final das marchas, mostravam-se animadas e aderiram massivamente aos exames de controle, tensão e diabetes e pulmão, que a Unidade de Cuidados na Comunidade de Castelo Branco(UCCCB) e a Fundação Portuguesa do Pulmão proporcionavam no local. Também alinharam nos exercícios que a Associação de Professores de Educação Física tinha preparados. Os mais novos divertiram-se sobretudo com os jogos coletivos, com as demonstrações de judo e com os equipamentos dos Bombeiros e da Polícia.
Os responsáveis pelas marchas consideraram atingidos os objetivos pretendidos e salientaram a eficiência com que a PSP dirigiu os percursos que decorreram sem incidentes.
A Cruz Vermelha, que acompanhou a caminhada da Marcha pelo Coração, só teve que apoiar uma queda de alguém que se distraiu com o telemóvel e tropeçou num obstáculo que estava à sua frente.
Registe-se que o presidente e o vice-presidente da Câmara estiveram no momento da partida, de cada uma das caminhadas, bem como um representante da Junta de Freguesia e ajudaram a libertar os balões que assinalaram, na Devesa, o encontro das duas marchas.
O Núcleo Regional da Liga Portuguesa contra o Cancro providenciou, antes do início da caminhada, por intermédio do coordenador do Grupo de Apoio de Voluntariado Comunitário, a entrega, ao presidente da Câmara, da medalha comemorativa dos 50 anos do Núcleo.

30/05/2018
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video