25 de julho de 2018

Oliveiras da Bequerença embelezam jardim na Base Naval de Lisboa

O jardim localizado em frente à capela da Base Naval de Lisboa (BNL), localizada no Alfeite, em Almada foi inaugurado, com a particularidade de ser embelezado com oliveiras oriundas da Benquerença, Concelho de Penamacor. Para já, são 21 oliveiras cedidas pelo Benquerido Álvaro Silveiro mas, segundo os responsáveis da Marinha, no futuro vão ser mais.
A inauguração decorreu no âmbito do convívio da Benquerença, que se realiza desde o final da década de 90 naquele espaço, devido às ligações da Freguesia com a Marinha, já que esta é a aldeia portuguesa que mais marinheiros cedeu àquele ramo das Forças Armadas.
O convívio remonta a tempos ainda mais remotos, quando se realizava em Monsanto, tendo sido interrompido por vários anos até ser reativado na década de 90, altura desde a qual tem sido realizado ininterruptamente.
Durante a cerimónia, foi ainda oferecida uma réplica de Nossa Senhora do Mar à comunidade da Benquerença, pelo capelão da BNL. À chegada os participantes foram recebidos pelos representantes da Marinha, tendo depois visitado o Palácio do Alfeite, antiga morada do Rei D. Carlos. Seguiu-se um almoço, que reuniu dezenas de Benqueridos e o convívio entre os presentes.
Para o Comandante da BNL, Proença Mendes, a ligação da Benquerença à Marinha é, em primeiro lugar, humana, tendo depois se materializado em dois monumentos de homenagens àqueles militares na freguesia e afirmou que “é um orgulho para a Marinha ter agora as oliveiras da Benquerença e estou muito contente por esta relação entre a Marinha e a Benquerença, que é para continuar”, afirmou.
Por seu lado, o presidente da Junta de Freguesia de Ben-querença, Álvaro Gil Leitão, elogiou a “união das gentes da terra”, adiantando que tem a pretensão de ter um terceiro monumento na freguesia que lidera.
Já o presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites, ressalvou o valor simbólico das oliveiras ali plantadas, de que todos os Benqueridos terão orgulho, concluindo que “espero que esta ligação e este convívio entre a Marinha e a Benquerença permaneça por muitos anos”.

25/07/2018
 

Em Agenda

 
07/11 a 11/01
MemóriasGaleria Municipal de Proença-a-Nova
05/12 a 10/01
10/12 a 05/01
Concurso e PresépiosBiblioteca Municipal José Cardoso Pires, Vila de Rei
tituloNoticia
14/12 a 21/12
20/12
Os Cavaleiros Templários Pinoteca José Barata de Castilho, Castelo Branco
20/12 a 21/12
Mercado de NatalJardim da Nossa Senhora da Guia, Vila de Rei
tituloNoticia
21/12
Vamos Cantar ao Deus MeninoIgreja Matriz de Alcains
tituloNoticia
21/12 a 28/12
Concertos de NatalVila de Rei e São João do Peso

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video