15 de agosto de 2018

António Tavares
Editorial

Portugal está em festa esta quarta-feira, 15 de agosto, com o feriado da Assunção de Nossa Senhora. Um dia que para os católicos é de grande importância, porque Nossa Senhora é considerada a rainha de Portugal e, por isso, está ligada aos principais acontecimentos da história da independência do País.
Por tudo isto, para os católicos este é um dia da maior importância, em que é celebrada a Solenidade da Assunção da Bem-Aventurada Virgem Maria.
Daí, que o feriado tenha uma dimensão verdadeiramente de abrangência nacional, com festas e romarias que se realizam em localidades de Norte a Sul de Portugal.
Um facto que é potenciado pelo facto de se estar em pleno verão, com muitos Portugueses que vivem no Litoral a rumarem às aldeias e vilas do Interior de onde são naturais, para reviverem velhos tempos, reencontrarem amigos e, claro está, conviverem em noites que não falta a animação musical e os comes e bebes.
Um fluxo em direção ao Interior que é ainda engrossado pelos muitos Portugueses que vêm dos países onde estão emigrados, por esse Mundo fora, para as habituais férias de verão, que têm agosto como o mês de eleição.
Este dia, em particular, e o mês de agosto, em geral, proporcionam momentos diferentes, reveladores do verdadeiro âmago dos Portugueses. Afinal, este povo que deu novos mundos ao Mundo, sendo o pai do que atualmente se define como globalidade, não perde uma oportunidade de se divertir e conviver, contrapondo a sina do fado a um otimismo que é muito Português.

15/08/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video