31 de outubro de 2018

Joaquim Marins
Apontamentos da Semana...

A SEMANA DE LUTA CONTRA O CANCRO – Começa hoje, em todo o País, e prolonga-se até domingo, o peditório nacional da Liga Portuguesa Contra o Cancro. É uma oportunidade para qualquer cidadão participar de forma ativa na luta contra uma das doenças mais mortíferas do nosso tempo. Como? Interrogar-se-ão alguns? Contribuindo com um donativo ou vestindo a camisola de voluntário e colaborando algumas horas, na tarefa que o peditório implica.
Ontem, Dia Nacional da Prevenção do Cancro da Mama, realizaram-se múltiplas ações de sensibilização um pouco por todo o País e foi destacada uma boa notícia: Em relação ao cancro da mama, Portugal está no TOP 5 dos Países, em relação às taxas de sobrevivência, na Europa. O segredo, como foi salientado pelo oncologista Abreu de Sousa, do IPO Porto, está no diagnóstico precoce pelo que é fundamental continuar a apostar no rastreio. “É um dado importante que os Portugueses devem saber porque, em Portugal esta doença está a ser devidamente tratada, corretamente diagnosticada e as medidas de rastreio e sensibilização publicas estão a ser adequadas.”
Os dados da ciência dizem-nos que, em cada ano vão surgir, à volta de 6.000 novos casos de cancro que provocarão cerca de 1.500 mortes. Ou seja, a luta vai continuar a ser dura, mas haverá vitórias significativas se todos os cidadãos se empenharem no combate. Quer na prevenção primária. Quer na prevenção secundária. E para ambas são precisos meios.
A título de exemplo refiro alguns números da Liga Portuguesa Contra o Cancro, referentes a 2017: 1.076.004 euros disponibilizados para aquisição de medicamentos, próteses, transportes, tratamento e consultas para doentes carenciados; 343.529 mamo-grafias efetuadas , em 30 unidades móveis e sete fixas; 509.551 euros para investigação e formação em on-cologia; 6.659 consultas e 1.246 doentes acompanhados no âmbito do programa de psico-oncologia; 7.721 doentes acompanhados em centros de dia; 1.038 ações em escolas, envolvendo 347.050 alunos.
Colaborar no peditório da LIGA é uma das formas de ser solidário na luta contra o cancro. E uma das formas de ser próximo dos que lutam contra a doença e querem viver e vencer.

31/10/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video