7 de novembro de 2018

DA AUTORIA DE MIGUEL ELIAS
Um outro rosto para Amato

Miguel Elias, que é pintor e professor na Universidade de Salamanca, Espanha, associando-se às Jornadas, vai apresentar a sua visão sobre o vulto Albicastrense, numa obra de grande formato que poderá no futuro ser entregue à guarda da Escola Superior de Saúde José Lopes Dias (ESALD) de Castelo Branco, sendo de recordar que José Lopes Dias foi fundador da então denominada Escola de Enfermagem de Castelo Branco e um dos maiores estudiosos de todos os tempos de Amato Lusitano.
Miguel Elias é pintor, gravador e professor na Universidade de Salamanca. A sua obra já foi várias vezes premiada e tem um grande reconhecimento internacional, estando presente em coleções e museus de Espanha.
As suas obras também marcam presença em centenas de mostras coletivas e individuais em Espanha, Paris, Tokio, Nova York, Venezuela, Brasil, entre outras capitais mundiais e países.
Grande parte da sua obra conserva-se na Sala Goya, da Biblioteca Nacional de Madrid.
Miguel Elias considera-se um Albicastrense por adoção, sendo que na cidade já expôs pela mão de Pedro Salvado e de António Salvado, tendo participado na primeira edição do Castelo de Artes.
Para Miguel Elias, idealizar um rosto para Amato Lusitano, foi um desafio intenso, afirmando que se tratou de “reinterpretar uma mente criativa do Século XVI com olhos de respeito e de admiração do Século XXI”, confessando que “sinto-me muito identificado com a sua mente criativa e ética”.
Miguel Elias realça que, na sua obra, Amato Lusitano “está com um olhar cansado, mas firme de esperança, num plano amarelo como a luz da cidade dourada onde estudou e se fez sábio: Salamanca”.
AT

07/11/2018
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video