19 de dezembro de 2018

Sabores de Natal somam êxito

O Mercado dos Sabores de Natal, que decorreu dias 15 e 16 de dezembro, no Pavilhão Municipal de Proença-a-Nova, contou com a participação de 11 associações e 20 artesãos e produtores do Concelho de Proença-a-Nova.
Perante estes números o presidente da Câmara de Proença-a-Nova, João lobo, fez um balanço “muito positivo” da atividade e destacou “o empenho de todos os que contribuíram para que este evento tenha sido um sucesso. Através dos produtos promovemos as nossas tradições e os nossos recursos endógenos, contribuindo para uma maior afirmação do Concelho, atraindo mais visitantes e turistas ao território e criando mais sustentabilidade”.
O Pavilhão foi, como em anos anteriores, invadido pelos sabores e aromas de Natal, onde as filhós, os coscoreis, as rabanadas e outros doces típicos foram, mais uma vez, presença obrigatória, havendo sugestões diversas para presentes natalícios.
O destaque do evento foram as duas sessões de cozinha ao vivo. A primeira realizou-se sábado, 15 de dezembro, com a presença do chef Rodrigo Castelo, vencedor do Troféu Portugal 2018, galardão que presta homenagem à cozinha portuguesa. Na sessão do segundo e último dia do mercado, intitulada Cascas, talos e sobras …. reutilize, reinvente e enriqueça a sua culinária, o chef Rui Lopes mostrou técnicas de aproveitamento de comida. Esta iniciativa foi realizada no âmbito do programa Logística descarbonizada e economia circular para mercados tradicionais de frescos, do Fundo Ambiental, com o objetivo de reduzir os im-pactos ambientais e de diminuir o desperdício alimentar. Recorde-se que Proença-a-Nova é um dos 22 concelhos abrangidos por este programa.
A animação musical ficou a cargo dos Resineiros e dos Ribeirinhos da Concertina e os mais pequenos tiveram a oportunidade de visitar a Aldeia de Natal e de estar com o Pai Natal e os seus ajudantes, com direito a pinturas faciais e muita animação, com várias interações com o público.
Paralelamente ao Mercado dos Sabores de Natal, realizou-se o 160º Passeio Pedestre Natal Rota Gourmet, num percurso de 8,5 quilómetros que começou e terminou em São Pedro do Esteval e passou pelas aldeias da Murteirinha, Lameira D´Ordem e Palhota. Os 120 participantes tiveram a oportunidade de provar ao longo do percurso algumas iguarias, como a tiborna de azeite, as filhós, o peixe frito e os queijos, acompanhados por licores. Ainda houve a oportunidade de provar doces tradicionais daquela freguesia, como os nógados ou as filhós enroladas.

19/12/2018
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video