9 de janeiro de 2019

NO PRÓXIMO SÁBADO, NO CINE-TEATRO AVENIDA
Musicalbi lança Solidão e Xisto

O grupo Musicalbi sobe ao palco do Cine-Teatro Avenida, em Castelo Branco, no próximo sábado, 12 de janeiro, às 21h30, para lançar o seu novo trabalho discográfico, e o seu primeiro trabalho de originais, Solidão e Xisto.
Composto por 12 temas, musicalmente da autoria de António Pedro, músico que integra a banda, com letras de António Salvado, Joana Lopes, José Flávio Martins, Valéria Carvalho e António Pedro, Solidão e Xisto tem como produtor uma das maiores referências da música tradicional portuguesa, José Barros, e conta com a participação, além do seu produtor, de vários nomes de renome nacional e internacional, como Mimmo Epifani, Abel Batista, José Manuel David, Ricardo Fonseca, Nuno Gelpi e um coro formado por vozes Albicastrenses, nomeadamente, Ana Alves, Ana Leão, André Sabino, Armanda Patrício, Carlos Mateus, Catarina Cruz, Helena Francisco, Rui Nunes e Teresa Silva.
Na apresentação do novo trabalho é destacado que “apesar de ser um disco de originais, o Musicalbi teve o cuidado de respeitar as raízes da música tradicional portuguesa, preconizando assim um projeto que se distancia do até à data, intersetando os seus alicerces com sonoridades ditas contemporâneas. Brotou a vontade de atualizar timbres, de elevar a Beira Baixa, de a representar e, igualmente, denunciar a sua realidade”.
É acrescentado que “concentrou os sons tradicionais desde a viola beiroa ao adufe com técnicas atuais e efeitos musicais que se conjugam com a velha cultura. Em Solidão e Xisto torna-se visível a dicotomia Litoral/Interior, evidenciando a desertificação, esquecimento e a solidão tão características do Interior. O Musicalbi amplia, assim, o seu próprio conceito à realização de originas e no seu berço encontra-se muita motivação e vontade de fazer, preservar e imortalizar a música portuguesa”.
Solidão e Xisto é o sétimo trabalho discográfico da banda Albicastrense nos seus mais de 35 anos de existência, sendo um disco que está a ser pré-lançado pela Rádio Antena 1, até ao dia de estreia, estando também já confirmada a presença do Musicalbi, dia 24 de janeiro, no programa ao vivo e em direto Viva a Música, de Armando Carvalheda, nos estúdios da Antena 1, sendo este transmitido para a RTP Internacional.
O bilhete para o espetáculo de sábado, custa cinco euros, mas esse valor pode ser descontado na compra do CD, no local.
Recorde-se que o Musicalbi nasceu em Castelo Branco em 1983, com o intuito de recolher e divulgar a música tradicional portuguesa. A adaptação de temas tradicionais, respeitando as raízes, é a principal característica do projeto.
Atualmente o Musiclbi é considerado uma das referências da nova música tradicional, contando com centenas de espetáculos realizados a nível nacional e internacional. Como embaixadores, destaque para concertos em Espanha, França, Macau, China, Polónia e México. Contam-se também, várias presenças em programas de televisão em Portugal e Espanha.
Da sua discografia fazem parte um LP, Musicalbi (1991) e cinco CDs, que são Musicalbi (1998), Entrelaços (2001), Mastiço (2007), Adufando (2012) e Lado Calmo (2014), a que se junta agora Solidão e Xisto (2019).
O Musicalbi também organiza, desde 2000, o Entrelaços – Festival Internacional de Música Tradicional/ Folk de Castelo Branco.

09/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video