9 de janeiro de 2019

INCÊNDIOS DE 2017
Presidente da CCDRC visita habitações permanentes em construção

Oleiros recebeu, dia 19 de dezembro, no âmbito Programa de Apoio à Reconstrução de Habitações Permanentes - PARHP - criado após os incêndios de 15 de outubro de 2017, a visita de uma comitiva composta pela presidente e vice-presidente da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Centro (CCDRC), Ana Abrunhosa e Veiga Simão, respetivamente, e por técnicos responsáveis pelo programa de apoio e respetiva fiscalização.
Ana Abrunhosa destacou que o objetivo da visita foi “reconhecer o trabalho extraordinário da Câmara Municipal, dos funcionários e das empresas (de construção). Como o senhor presidente disse, este não foi dos primeiros processos a avançar, mas será um dos primeiros a acabar e a acabar bem. Com esta Câmara é muito fácil de trabalhar, porque dentro do rigor, agiliza e isso é muito bom”.
Ana Abrunhosa realçou também que “mais importante do que estar a entregar chaves é estarmos a cuidar das pessoas e saber que as pessoas muito em breve vão poder mudar-se para essas casas. Eu acho que é isso que as pessoas valorizam. Não vamos devolver tudo aquilo que perderam, mas uma parte da sua dignidade que é a sua habitação. Eu testemunho e sublinho o trabalho que o senhor presidente e a sua equipa fizeram desde o início: o levantamento, o trabalho com rigor e o apoio que deram às famílias também com as juntas de freguesia. Estes processos, como nós sabemos, não são fáceis, do lado das burocracias, que neste caso significa cumprir a lei e legalizar situações que no nosso país é hábito não legalizar... é hábito vivermos em casas que ainda estão em nome dos nossos avós por exemplo. Isto também é uma lição para todos nós, de que mesmo nas catástrofes, quando estamos a ajudar as pessoas temos de cumprir a lei e isso por vezes significa que não conseguimos ser tão céleres quanto gostaríamos”.
Acrescentou ainda que “diria que recebemos os formulários da vossa parte em fevereiro, muitos deles com questões legais por resolver, resolvemos com a vossa ajuda, e estamos no final do ano a celebrar antecipadamente que no início do próximo ano as casas estarão concluídas. Alguém que nos diga que conseguia fazer melhor!”.
A comitiva da CCDRC acompanhada pelo presidente da Câmara de Oleiros, Fernando Jorge, dos representantes das juntas de freguesia e dos técnicos da autarquia que têm acompanhado o processo, visitou oito das 16 casas de habitação de uso permanente totalmente destruídas pelo incêndio, validadas e financiadas ao abrigo do PARHP que se encontram em construção. Esta visita incidiu principalmente em algumas das casas onde os trabalhos se encontram mais avançados, com o intuito de acompanhar o processo e avaliar os prazos de conclusão das obras e respetiva entrega das chaves aos proprietários.

09/01/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video