Unidade Móvel de Saúde realiza 2.921 atendimentos em 2018
A Unidade Móvel de Saúde (UMS), serviço disponibilizado pela Câmara de Proença-a-Nova, registou em 2018 um total de 2.921 atendimentos, 324 dos quais a utentes que usaram este serviço pela primeira vez, em 390 saídas às aldeias e centros de dia do Concelho. No balanço do ano, destaque ainda para as duas ocorrências em que o técnico da UMS teve que acionar a emergência médica, os seis casos de encaminhamento para as urgências e as 15 situações em que os utentes foram aconselhados a marcar consulta com o médico de família.
Dos 324 novos utentes que a Unidade Móvel de Saúde atendeu no ano passado, 137 não residem no Concelho de Proença-a-Nova, número explicado em parte pela participação nos rastreios gratuitos realizados nas praias fluviais e zonas de lazer do Concelho nos meses de julho e agosto, no âmbito da iniciativa Proença Anima o Teu verão. Entre os rastreios realizados, estão os testes de glicémia, colesterol e triglicéridos, as avaliações de tensão arterial, de saturação de oxigénio no sangue (SpO2), de temperatura, de peso e de índice de massa corporal, entre outros.
Paralelamente, foram desenvolvidas ações de sensibilização junto de idosos, crianças ou utentes das praias fluviais, abordando temas como a alimentação saudável, a importância da hidratação, cuidados a ter com a exposição solar, diabetes, hipertensão ou colesterol.
O técnico de diagnóstico e terapêutica da Unidade Móvel de Saúde ministrou ainda ações de formação em suporte básico de vida, primeiros socorros e prevenção de acidentes aos funcionários dos centros de dia e do Pré-Escolar do Concelho.