16 de janeiro de 2019

Concursos de Natal já têm vencedores

Os prémios e menções honrosas aos participantes dos concursos de Árvores de Natal Criativas e de Presépios, que decorreram no Concelho de Idanha-a-Nova, no final de 2018, foram entregues dia 7 de janeiro, numa cerimónia realizada no Salão Nobre da Câmara de Idanha-a-Nova.
Quer o concurso de Árvores de Natal Criativas, promovido pela União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, quer o concurso de Presépios, promovido pela Câmara de Idanha-a-Nova, segundo os promotores “revelaram a prodigiosa imaginação e o empenho genuíno que os jardins de infância, escolas, instituições diversas, nomeadamente religiosas e de solidariedade social, associações e espaços comerciais conferiram aos seus trabalhos, unindo toda a sociedade civil na salvaguarda dos usos e costumes deste território Raiano”.
Na abertura da cerimónia, o presidente da Câmara, Armindo Jacinto, agradeceu a colaboração de todos os participantes que colocaram a concurso as muitas árvores de Natal e os muitos presépios que abrilhantaram a quadra e os festejos natalícios, e enalteceram a história de Idanha-a-Nova.
Por seu lado, o padre Adelino Lourenço, pároco de mui-tas das paróquias do Concelho, elogiou a dedicação do povo, que mantém vivas, com honra e vaidade, as tradições herdadas, tornando-se no verdadeiro ministro da cultura.
Antes de anunciar os premiados, o presidente da União de Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Vítor Mascarenhas, congratulou-se com o colorido que a criatividade das árvores de Natal disseminou por Idanha, pelo quinto ano consecutivo.
Assim, das 30 a concurso, as três Árvores de Natal Criativas vencedoras foram a do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova, que conquistou o primeiro lugar, a do 1º Ano do Curso de Cozinha/Apoio da EPRIN, que ficou no segundo lugar, e a da Junta de Freguesia de São Miguel de Acha, que alcançou o terceiro lugar.
Os presépios eleitos pelo júri, de um total de 27, foram depois anunciados, com o presidente da Câmara e o executivo a entregar os prémios, na categoria de Instituições, Associações e Comerciantes. O primeiro lugar foi para o presépio do Centro Social e Paroquial de São Miguel de Acha, o segundo lugar para o presépio da Junta de Freguesia de Aldeia de Santa Margarida, o terceiro lugar para do grupo Cantigas d’Aldeia, de Monfortinho, e o quarto lugar para o presépio da Associação de Defesa do Património Cultural e Natural de Penha Garcia e Gentes de Penha Garcia.
Na categoria de Escola e Jardins de Infância o primeiro lugar foi para o presépio do Jardim de Infância e EB1 de Penha Garcia, sendo que no segundo lugar ficou o presépio do Agrupamento de Escolas José Silvestre Ribeiro, o terceiro lugar foi para o Jardim de Infância da Santa Casa da Misericórdia de Idanha-a-Nova, enquanto o presépio da Rede Educativa Idanha + Bebé, exposto na Creche do Rosmaninhal, ficou no quarto lugar.
A cerimónia contou com a atuação do Grupo de Adufeiras do Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova e terminou com a ceia, com o típico bolo-rei.

16/01/2019
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféus Gazeta Atletismo 2024

Castelo Branco nos Açores

Video