16 de janeiro de 2019

Câmara organiza ações de sensibilização sobre floresta

A Câmara de Proença-a-Nova está a organizar, em janeiro e fevereiro, 17 ações de sensibilização em vários pontos do Concelho sobre defesa da floresta contra incêndios, incluindo o projeto piloto que disponibiliza apoios para as áreas de gestão de combustível juntos aos aglomerados populacionais, previsto no Orçamento e as Grandes Opções do Plano do Município para 2019, em que a autarquia colaborará na gestão destes espaços, sugerindo e oferecendo espécies autóctones mais resilientes ao fogo e disponibilizando eventual apoio de meios mecânicos para a plantação. O projeto, que se encontra em fase de regulamentação, incentiva a que os proprietários dos terrenos situados nas faixas de gestão de combustível se juntem para que possam usufruir deste apoio.
Nas ações será mais uma vez reforçada a importância da limpeza florestal nestas áreas, obrigatória por lei, e que terá de ser feita até dia 15 de março, sendo que o incumprimento obriga ao pagamento de coimas que, de acordo com o Orçamento de Estado de 2019, foram aumentadas para o dobro do valor, de 280 a 10 mil euros, no caso de pessoa singular, e de 1.600 a 120 mil euros, no caso de pessoas coletivas.
Será ainda abordada a necessidade do cadastro florestal através de georreferenciação, estando o Balcão Único do Prédio (BUPi) a receber agendamentos tendo em conta que o prazo foi alargado até que o projeto seja implementado a nível nacional.
A primeira ação de sensibilização realizou-se esta terça-feira, 15 de janeiro, a Junta de Freguesia de Proença-a-Nova.
Sempre realizadas a partir das 18h30, as ações de sensibilização continuam esta quarta-feira, 16 de janeiro, na Casa Paroquial de Montes da Senhora, seguindo-se os encontros no Pólo da Biblioteca de São Pedro do Esteval, dia 17; na Junta de Freguesia de Sobreira Formosa, dia 18; em Lameira D´Ordem, dia 24; Padrão, dia 25; Malhadal, dia 29; e Corgas, dia 30, nestes casos nas associações locais.
Em fevereiro, as ações serão realizadas nas associações das Fórneas, dia 1; das Atalaias, dia 5; da Catraia, dia 6; do Vergão, dia 13; do Pergulho, dia 14; e das Moitas, dia 15. Em Alvito da Beira, no dia 7, e no Peral, dia 8, as ações decorrem nos edifícios das antigas juntas de freguesia, enquanto que na Pedra do Altar, a 12 de fevereiro, será no Centro de Dia.

16/01/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
12/07
Livro XI das Confissões de Santo AgostinhoCine-Teatro Avenida, Castelo Branco
12/07
Rancho Etnográfico de Idanha-a-Nova Centro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
12/07
Rebuscar o TempoBiblioteca Municipal José Baptista Martins, Vila Velha de Ródão
12/07
Serviço PúblicoCentro Cívico de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video