Candidaturas para o Concurso de Ideias de Negócio do AgriEmpreende estão abertas
As candidaturas ao 4º Concurso de Ideias de Negócio do projeto AgriEmpreende, que potencia a geração de novas ideias de negócio, a criação de novos produtos e a concretização de novas empresas da fileira agroalimentar no Ribatejo e na Região Centro, começa esta quarta-feira, 20 de fevereiro. A iniciativa, que decorre até ao dia 22 de março, recebeu 60 candidaturas nas três primeiras edições. Estão previstos prémios monetários e incubação física para os vencedores. O projeto é promovido pelo Agrocluster em parceria com o InovCluster.
O concurso, direcionado a empreendedores com ideias de negócio nas temáticas Tecnologias e produtos emergentes, Embalagens inteligentes Agricultura e Alimentação, tem como objetivos fomentar o empreendedorismo inovador e criativo junto dos jovens qualificados, utilizar exemplos de boas práticas a nível internacional, explorar as características distintivas das regiões, apoiar novas empresas numa lógica de aceleração do negócio e apostar na geração de spin-offs nos setores mais competitivos das regiões.
O concurso desenvolve-se em três fases, que são o lançamento da Call e receção de candidaturas; a avaliação dos projetos; e a divulgação dos resultados.
Os prémios a atribuir pelos vencedores são a pré-incubação física para desenvolvimento do projeto em sistema de coworking por um período de três meses na Startup Santarém ou no Centro de Empresas Inovadoras (CEI) de Castelo Branco; incubação física pós início de atividade em sistema de coworking reservado por um período de seis meses na Startup Santarém ou no CEI; e prémios monetários para os três projetos vencedores, sendo de cinco mil euros para o primeiro classificado, três mil para o segundo e mil para o terceiro).
As candidaturas devem ser feitas através do portal www.agriempreende.pt, onde podem ser encontradas todas as informações sobre a iniciativa.
O projeto AgriEmpreende tem como objetivo a criação e dinamização de uma estrutura técnica de apoio ao empreendedorismo que potencia a geração de ideias de negócio, a criação de novos produtos e novas empresas na fileira agroalimentar, especialmente ao nível do empreendedorismo qualificado e criativo.
Tem como objetivos gerais reforçar a competitividade das PME; a promoção do espírito empresarial, nomeadamente facilitando o apoio à exploração económica de novas ideias e incentivando a criação de novas empresas, inclusive através de viveiros de empresas; o empreendedorismo qualificado e criativo; a identificação de novas ideias de negócio a nível internacional; a criação de metodologias de cocriação a implementar nas infraestruturas de incubação e o estímulo de novos processos de criação de negócios.
O projeto é promovido pelo Agrocluster em parceria com o InovCluster.