27 de fevereiro de 2019

ORGANIZAÇÃO DO LUSITÂNIA AUTOMÓVEL CLUBE
Rali da Sobreira Formosa tem regresso marcado

O Lusitânia Automóvel Clube organizou a primeira prova pontuável para o Troféu Regional FPAK “Beira Baixa Challenge 2019”.
Realizado nas variantes de Regularidade Sport Plus (automóveis de competição, mais aproximados de um rali normal), e Regularidade Histórica (automóveis de série), este evento desportivo teve lugar, pela primeira vez, na Freguesia da Sobreira Formosa, bem como no Concelho de Proença-a-Nova.
No sábado, 23 de fevereiro, as máquinas percorreram dois troços cronometrados, percorridos duas vezes.
O troço da Figueira, com uma extensão de 7,16 quilómetros, alternou zonas rápidas com zonas mais sinuosas, as quais proporcionaram muito espetáculo.
Da parte da tarde, percorreu-se o troço dos Cunqueiros, com uma distância de 9,21 quilómetros. Este exigiu maior empenho dos tripulantes e um maior esforço aos carros, pois além de mais extenso, é mais sinuoso e técnico.
Muita gente veio para a estrada ver as máquinas, que deram espetáculo, nas belas paisagens do pinhal, com passagem por aldeias de xisto, montes e vales e um dia de sol. Nas várias zonas espetáculo, juntaram-se multidões, até porque o roncar dos motores poucos deixou indiferente.
Com exceção de pequenos despistes, e a consequente cha- pa amassada, tudo decorreu de feição. No final, a festa de entrega de prémios aconteceu na Praça Cónego José Esteves, em Sobreira Formosa, e contou com a presença do presidente da Câmara de Proença, João Lobo, o vereador João Manso, bem como o presidente da Junta António Alberto e respetivo elenco executivo.
Pedro Cristóvão, presidente do Lusitânia Automóvel Clube, faz um balanço positivo do rally, destacando algumas das razões que levaram a realizar esta prova em Proença, pois “é um município que normalmente aposta nestes eventos, com bons percursos e estradas, bastante versáteis, o que pode até dar para pensarmos em organizar outro tipo de provas diferentes desta”.
O responsável informa que nos próximos anos o concelho de Proença, em concreto a freguesia de Sobreira Formosa, volta a receber esta prova, como ficou acordado com a autarquia.
Para Pedro Cristóvão não tiveram um grande lote de participantes, mas contaram com carros diversificados, concorrentes com conduções e estilos diferentes.
O rali desenrolou-se em duas vertentes: Regularidade História e Regularidade Sport Plus, para que “ todos possam participar, quem tem carros normais e carros de corrida”, referiu ainda.
Na categoria Regularidade Sport Plus venceu Fernando Teotónio, em Mitsubishi Lancer Evo, um carro preparado para ralis mais duros, e que participa em campeonatos nacionais.
Na categoria Regularidade -vertente Carros Contemporâneos (mais próximos dos carros mais recentes), o primeiro lugar no pódio foi ocupado por Daniela Lopes; na Regularidade História (carros mais antigos) Jorge Coelho levou a melhor sobre os adversários.
Refira-se Lusitânia Automóvel Clube organiza provas deste género, por exemplo em Vila Velha, Belmonte, Fundão e Tortosendo, ou seja, principalmente na Beira Baixa.
A prova contou com o apoio da Câmara de Proença-a-Nova, assim como a Junta de Freguesia da Sobreira Formosa e Alvito.
Paulo Marques

27/02/2019
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video