27 de fevereiro de 2019

João Belém
APRENDER OBSERVANDO OS OUTROS

“O sucesso é socialmente julgado por critérios mal definidos, de modo que um tende a depender de outros para averiguar seu sucesso no que está fazendo”
Albert Bandura

Albert Bandura é um psicólogo canadense que atualmente trabalha como professor da Universidade de Stanford. Os seus estudos e formação, definidos pela orientação teórica da terapia cognitivo comportamental, obtiveram um grande reconhecimento em todo o mundo pela sua Teoria da Aprendizagem Social, em 1977, a qual defende que, em vez do comportamento adquirido ser estritamente uma questão de recompensas ou reforços, pode ocorrer através de uma aprendizagem por observação.
As pessoas estão rodeadas por modelos que são observáveis sejam familiares, colegas, professores ou até figuras publicas que apresentam comportamentos masculinos e femininos que podem ser observados e codificados e mais tarde imitados ou copiados. Uma pessoa imita mais facilmente o comportamento de alguém de quem se sente semelhante.

Assim existem três conceitos principais na teoria da aprendizagem social.
1 – Uma pessoa pode adquirir um comportamento através da observação: pode acontecer mediante um modelo ao vivo (uma pessoa real manifesta certo comportamento), um modelo verbal que fornece instruções (uma explicação ou descrição de determinado comportamento) ou um modelo simbólico (comportamentos retratados em livros, televisão ou filmes).
2 - O estado mental é um aspeto importante da aprendizagem: o reforço do meio ambiente é um dos aspetos da aprendizagem de um comportamento, mas não é o único. Satisfação, orgulho e sensações de autorrealização são exemplos do que Bandura chamou reforço intrínseco ou interior. Por outras palavras, os pensamentos interiores podem desempenhar um papel importante na aprendizagem de um comportamento.
3 – Aprender não significa necessariamente que o comportamento mude: os behavioristas defendiam que a aprendizagem de um comportamento levava à mudança permanente do comportamento anterior do indivíduo, mas Bandura demonstra que com a aprendizagem por observação, uma pessoa pode aprender nova informação sem ter de reproduzir esse comportamento. Por outro lado, só porque um comportamento é observável, não significa que será apreendido.
Assim devemos refletir sobre a sociedade atual e sobre aquilo que aprendemos, que não questionamos e que nos pode impedir de combater todas as crenças que carregamos.
O que aprendemos sempre pode ser questionado.  Não temos motivo para agir por meio de preconceitos que outras pessoas nos transmitiram. Isso só fará com que nos sintamos perdidos.

27/02/2019
 

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