4 de setembro de 2019

Candidatos do PSD visitam Covilhã e Sertã

Os candidatos do Partido Social Democrata (PSD) às Legislativas de 6 de outubro reuniram com a Associação Empresarial da Covilhã, Belmonte e Penamacor (AECBP) e visitaram, no Concelho da Sertã, a Provart e a tradicional Festa da Várzea de Pedro Mouro.
Os social democratas afirmam que na Covilhã, onde está sediada a AECBP ouviram “várias queixas relativas à baixa taxa de execução, à demora em reembolsar as verbas incluídas nos projetos aprovados no âmbito do Portugal 2020 e o impacto que causam na própria sobrevivência das empresas concorrentes. Outra preocupação transmitida diz respeito à excessiva burocratização na hora da entrega dos projetos em sede de candidatura”, tendo abordado “a falta de capacidade de muitas das microempresas, maioritárias nestes concelhos, conseguirem concorrer em tempo útil aos programas operacionais”.
No encontro falou-se também das majorações dos territórios de baixa densidade, que afirmam ser “inócuas” e afirmam que a AECBP revelou que “muitas empresas se sentiram marginalizadas nas reprogramações de fundos comunitários, tendo em conta que as verbas não executadas transitaram para o Litoral do País”.
Por último, abordaram os custos de contexto, nomeadamente as portagens na A23. Em destaque, esteve ainda “o preço da energia na média tensão que sofreu um aumento na ordem dos 25 por cento na tarifa, o que constitui um aumento significativo de custos para as empresas transformadoras no Distrito”. O IC31 e a ferrovia são também vistos como “essenciais para que as empresas já sediadas no Distrito possam crescer, bem como atrair novos investimentos, essenciais para promover o aumento dos rendimentos das empresas e famílias”. Referiram também a “necessidade de abolir portagens, para tornar as empresas mais competitivas e diminuir as assimetrias no território”.
Os candidatos do PSD comprometeram-se “a lutar por uma diminuição do IRC e uma mobilidade regional efetiva, que permita às empresas baixar os seus custos de contexto e serem mais competitivas. A redução significativa nas portagens na A23, bem como a defesa de um tratamento diferenciado para os territórios de baixa densidade foram ainda temas que o PSD garantiu defender”.
Na Sertã, em visita à Provart-Festival da Cerveja Artesanal, os candidatos constataram o impacto regional do evento, com a presença de stands e visitantes de todo o País, diversificando a atividade económica local e valorizando a região.
Os candidatos visitaram também a Festa da Várzea de Pedro Mouro, em Cernache do Bonjardim, Concelho da Sertã, onde degustaram o peixe frito do Rio Zêzere e manifestaram “preocupação com a valorização dos produtos endógenos que, aliados ao turismo, devem ser o motor essencial para a promoção e desenvolvimento da economia regional”.

04/09/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video