11 de setembro de 2019

MEMÓRIA DE OUTROS TEMPOS
Castelo Branco volta a ter polícia sinaleiro

O Comando Distrital da Polícia de Segurança Pública (PSP) de Castelo Branco, através da sua Esquadra de Trânsito, reintroduziu, na passada segunda-feira, 9 de setembro, em Castelo Branco, cidade, a figura do polícia sinaleiro, munido do respetivo equipamento tradicional.
Com este passo o Comando pretende “homenagear esta figura ímpar e icónica da Polícia, que fazia parte do quotidiano citadino ainda da primeira metade do Século XX, e que era tão acarinhada e respeitada pelas pessoas”.
Acrescenta que “esta iniciativa comprova que é possível conciliar a tradição com a modernidade e que a PSP está também muita atenta em não fazer esquecer a sua história e cultura institucionais”.
Para já. Numa primeira fase, o polícia sinaleiro exercerá funções às segundas-feiras, durante a manhã.
Na foto pode ver-se o polícia sinaleiro no topo da Avenida General Humberto Delgado, por sinal um dos locais em que em tempos estava diariamente. Aliás, como era habitual noutros locais, como ao fundo da Avenida General Humberto Delgado; no cruzamento junto à Câmara, em frente às antigas instalações da Polícia, no Largo da Sé, junto ao antigo edifício dos Correios, e no cruzamento do Banco de Portugal, que foi o último local em que Castelo Branco teve um polícia sinaleiro, no sua tradicional peanha pintada às riscas brancas e vermelhas.

11/09/2019
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video