PRIMEIRA FASE DO CONCURSO NACIONAL DE ACESSO AO ENSINO SUPERIOR
UBI realça “aumento do número de colocados”
A Universidade da Beira Interior (UBI), da Covilhã, realça, em comunicado, que “mantém-se entre as instituições de Ensino Superior mais procuradas pelos estudantes Portugueses, registando o maior número de colocados dos últimos anos. O resultado de 2019 coloca a UBI no primeiro lugar das universidades e politécnicos sediados fora dos maiores centros urbanos nacionais do Litoral”.
Adianta que na primeira fase do Concurso Nacional de Acesso ao Ensino Superior (CNAES) deste ano “preencheu 93,1 por cento das 1.307 vagas disponíveis, como consequência da colocação de 1.217 novos alunos” e acrescenta que “esta percentagem mostra o nível consistente de atratividade pela UBI, que ultrapassa a taxa de 90 por cento de ocupação das vagas pelo quinto concurso consecutivo. O número de 1.217 colocados é um dos melhores de sempre da academia e representa ainda a subida de 41 alunos, face a 2018”.
Também salientado é que “outro aspeto representativo do reconhecimento da qualidade da UBI são os cerca de dois terços de cursos, 20 em 31, esgotados nesta primeira fase do CNAES, cujos resultados foram revelados na manhã de domingo. Os três cursos com nota de candidatura mais alta foram Medicina (175,3), Engenharia Aeronáutica (165,6) e Ciência Política e Relações Internacionais (148). A nova licenciatura, Matemática e Aplicações, conseguiu já 11 estudantes, havendo ainda mais duas fases no CNAES”.
A UBI refere anda que o prazo para matrícula e inscrição dos estudantes colocados arrancou segunda-feira, 9 de setembro, e termina na próxima sexta-feira, dia 13 de setembro.
Para isso a UBI “tem preparado um percurso, que começa na Portaria Principal, Pólo I, para que o processo seja concluído da melhor forma, ao mesmo tempo que os estudantes e as suas famílias podem obter todas as informações acerca das estruturas e serviços da academia. Os silos-auto da UBI estão disponíveis para quem vier matricular-se esta semana. Em alternativa podem realizar a matrícula on-line, bastando apresentar os documentos originais na Universidade, nos dias seguintes. Os estudantes que não necessitem de procurar alojamento devem optar por fazer a matrícula presencial a partir de quarta-feira, quando os tempos de espera serão mais curtos”.
Entretanto, segunda-feira, 9 de setembro, arrancou a segunda fase de Candidatura, sendo que a UBI ainda tem 109 vagas.