Fórum Penamacor Tem Futuro afina estratégias
O Auditório da Escola de Música de Penamacor recebeu, dia 19 de outubro, o Fórum Penamacor Tem Futuro, que teve como objetivo promover o encontro de ideias, projetos, negócios, apoios, incentivos e estratégias que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável do Concelho de Penamacor.
Durante um dia e com uma sala repleta, empresários, IPSS, entidades públicas e privadas reuniram-se para somar energias e afinar estratégias para os próximos anos. As conclusões deste dia de trabalho serão publicadas brevemente, ainda que se frise que poderão haver opiniões divergentes quanto às ilações retiradas.
O programa arrancou com a conferência Radiografia e potencialidades - Testemunhos na primeira pessoa, por Rui Gomes, da AMACOR. Seguiu-se o testemunho de José Luís Carneiro, ex-presidente da Câmara Baião e ainda secretário de Estado das Comunidades, que falou da sua experiência enquanto autarca e membro do Governo.
No que restou da manhã, decorreu o debate As perguntas de quem quer fazer e as respostas de quem quer/deve apoiar, que contou a presença do presidente do Turismo do Centro, Pedro Machado; de Fernando Martins, da Direção Regional de Agricultura e Pesca do Centro (DRAPC); do presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares; de Mário Rijo, Margarida Nave e Gabriel Almeida, da Caixa Geral de Depósitos (CGD); de Marília Mateus, da Caixa de Crédito Agrícola; de Rita Silva, da Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB); de Jorge Brandão, representante da CCDR Centro; e de Teresa Magalhães, da Associação de Desenvolvimento Regional do Centro Sul (ADRACES). Durante a conversa/debate foram colocados problemas e encontradas soluções, entre os detentores do financiamento e quem quer investir.
Já da parte da tarde, decorreu a conferência Caminhos para criar riqueza e fixar/atrair pessoas (Agrofloresta / Turismo / Outros), que contou com o contributo de António Tomás, administrador do Instituto Social Cristão Pina Ferraz; de João José Cunha, provedor da Santa Casa da Misericórdia de Penamacor; e de António José Seguro, da AMARCOR.
A organização do Fórum Penamacor Tem Futuro foi da Santa Casa da Misericórdia, do Instituto Pina Ferraz, da Câmara de Penamacor e da empresa Amarcor, que decidiram reunir os empreendedores, atuais e potenciais, do Concelho para partilhar boas práticas, projetos e somar energias rumo ao desenvolvimento da Região.