ORÇAMENTO PARTICIPATIVO DA FREGUESIA DE CASTELO BRANCO 2020
Polidesportivo da Quinta do Amieiro é requalificado para o basquetebol
O projeto Sonho das Gerações – Basquetebol para Todos, de Gustavo Matos, foi o vencedor do Orçamento Participativo da Freguesia de Castelo Branco para o próximo ano.
Na apresentação do vencedor, o presidente da Junta, Leopoldo Rodrigues, recordou que foram apresentados seis projetos, dos quais “dois com condições para serem propostos a avaliar”, sendo que as restantes quatro propostas “eram muito interessantes, mas não cumpriam os diferentes requisitos do regulamento”.
Dos dois projetos avaliados, o Evolução Tecnológica Passo a Passo arrecadou 69 votos, enquanto a proposta vencedora conseguiu 212 votos.
Ou seja, no total registaram-se 281 votos, com Leopoldo Rodrigues a afirmar que “gostaríamos que tivessem votado mais pessoas, bem como gostaríamos que entrassem mais projetos”, realçando, em relação aos que não foram admitidos, que “é pena que não tenham tido atenção na leitura do regulamento”.
Quanto ao projeto vencedor, adiantou que se destina “a requalificar um polidesportivo, construído pela Junta então liderada por Clemente Mouro, na Quinta do Amieiro, em Castelo Branco”, sendo que a requalificação, para a qual será disponibilizada uma verba de 10 mil euros, “tem em vista a prática de basquetebol, mas também de outros desportos, além de se embelezar o espaço com a pintura de grafites”.
Leopoldo Rodrigues realça que o objetivo “é transformar um espaço degradado num espaço onde seja possível a prática de basquetebol ao ar livre, tratando-se de um espaço com portas abertas”.
Adiantou ainda que, futuramente, “a Associação de Basquetebol Albicastrense (ABA) terá um papel importante na dinamização daquele espaço”.
O presidente da Junta destacou também que este projeto cumpre três objetivos, pois “cumprirmos o Orçamento Participativo, requalificamos um espaço da Junta que está degradado e colocamo-lo ao serviço das pessoas”.
António Tavares