4 de dezembro de 2019

CLUSTER TURISMO DE EXTREMADURA 2019
CIMBB ganha prémio

A Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa (CIMBB) venceu o Prémio Anual Cluster Turismo Extremadura 2019, atribuído pelo Cluster Turismo de Extremadura – Agrupación Empresarial Innovadora, de Espanha.
Este prémio ibérico é o mais importante galardão atribuído por aquele cluster espanhol.
A escolha da CIMBB foi unânime no seio do Conselho de Administração do Grupo de Negócios Inovadores, Cluster Turismo de Extremadura - Agrupación Empresarial Innovadora.
A CIMBB foi distinguida “pela criação de novos produtos turísticos, pelas últimas campanhas de promoção do turismo em Espanha e em Portugal, e pela construção de pontes num território semifronteiriço, da raia, entre as duas regiões, como a Extremadura e Beira Baixa”.
A cerimónia de entrega do prémio realizou-se esta terça-feira, 3 de dezembro, no Hotel V Centenario de Cáceres.
O presidente da CIMBB, Luís Pereira, mostra-se satisfeito pela “atribuição de uma distinção, que muito nos orgulha. Trata-se de um reconhecimento importante, por parte de um organismo do país vizinho, do trabalho que a Comunidade Intermunicipal da Beira Baixa está a desenvolver no âmbito do turismo”. Como exemplo desse trabalho, Luís Pereira destaca o projeto “Beira Baixa Três Dias. Três Experiências, o qual pretende estruturar toda a oferta turística da Beira Baixa, aprofundando também a cooperação transfronteiriça”. Através deste projeto, a CIMBB pretende, entre outros objetivos, divulgar os recursos endógenos e os produtos identitários da Região; estruturar e qualificar os produtos turísticos diferenciadores; criar um mecanismo de articulação que garanta o envolvimento dos agentes privados com intervenção no setor do turismo da Região; e incrementar o número de dormidas e o tempo de permanência de visitantes na Beira Baixa e na Região Centro, garantindo o aumento do emprego e a subida de receitas decorrentes da atividade turística”.
A isto há a somar a promoção e divulgação da marca Região Centro de Portugal através da valorização dos produtos âncora da Beira Baixa; e a promoção de um plano de comunicação e divulgação com vista ao aumento da projeção e reconhecimento externo dos produtos turísticos da Beira Baixa e da Região Centro de Portugal.
Refira-se que ao longo deste ano, a CIMBB tem promovido um conjunto significativo de eventos ligados ao setor do turismo, entre os quais se destaca a ativação do verão da Beira Baixa - realizado dia 5 de julho, em Proença-a-Nova, praias fluviais enquanto recurso turístico a valorizar; a promoção da Região através das redes sociais e meios de comunicação tradicionais nacionais e internacionais, com foco em Espanha; a realização de uma press trip pelos concelhos de Vila Velha de Ródão, Castelo Branco e Oleiros, valorizando a natureza, a cultura e a gastronomia da Região; a realização de um programa de negócios transfronteiriço Hosted buyers, em Penamacor, onde estiveram presentes mais de 30 agências turísticas ibéricas; a pomoção dos recursos endógenos através da experiência do azeite, no Concelho de Idanha-a-Nova; a criação da APP Visit Beira Baixa, que permite conhecer mais e melhor o território; e a realização de um seminário no âmbito da temática do turismo acessível para a região da Beira Baixa.
Já esta semana, sábado e domingo, 7 e 8 de dezembro, será feita, em Penamacor, a valorização do Madeiro, enquanto tradição secular e transversal à Beira Baixa.

04/12/2019
 

Outros Artigos

Em Agenda

 12
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
24/05
Festival Alcains ConectaCasa do Povo de Alcains

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video