APARELHO DE PROTEÇÃO RESPIRATÓRIA
Bombeiros de Idanha recebem presente de Natal da Junta de Toulões
O presidente da Junta de Freguesia de Toulões, António Marcelo, entregou aos Bombeiros Voluntários de Idanha-a-Nova (BVIN) um Aparelho Respiratório Isolante de Circuito Aberto (ARICA).
A oferta resulta de uma iniciativa da Junta de Toulões que contou com o apoio da população, uma vez que parte do valor de aquisição do aparelho resulta de uma angariação realizada no Jantar de Natal Solidário, que a autarquia promove todos os anos e que mobiliza parte da população que contribui com um valor de participação, que reverte sempre, na integralidade, para os Bombeiros de Idanha-a-Nova.
O ARICA é um aparelho de proteção respiratória que possui uma fonte de ar comprimido portátil e que permite aos operacionais, entrarem em atmosferas altamente poluídas ou intoxicantes para realizar salvamentos, buscas e resgates. Alguns exemplos desses ambientes escassos em ar puro e ou oxigénio são incêndios urbanos, industriais, em meios de transporte e em equipamentos e, ainda, acidentes com matérias perigosas que provoquem derrames e ou contaminações.
Estes equipamentos e os seus constituintes especialmente delicados possuem um tempo de vida útil limitado, o que exige uma manutenção correta e atenta e a sua substituição regular.
Para os Bombeiros de Idanha-a-Nova a renovação destes aparelhos constitui, já há muito tempo, uma falta constatada e que se impunha resolver, de forma a não comprometer, nunca, a operacionalidade do corpo de bombeiros, que se depara com a inoperacionalidade ou mesmo falta destes equipamentos.