Território Terras do Lince marca presença em feira
Os municípios de Penamacor, Almeida e Sabugal estiveram representados na XII Feira de Caça, Pesca e Desenvolvimento Rural, que decorreu no Pavilhão Multiusos de Vilar Formoso, entre 31 de janeiro e 2 de fevereiro. Os três concelhos marcaram presença no certame, no âmbito do selo da Carta Europeia de Turismo Sustentável Terras do Lince, com um stand próprio.
No âmbito da Feira, decorreu o colóquio Turismo Cinegético nas Terras do Lince, organizado pelos três municípios, tratando-se de uma iniciativa que pretendeu debater um importante ponto de união entre os três concelhos que integram este território, que são o turismo ligado à atividade cinegética. O objetivo principal da reunião foi a discussão do ponto de situação desta temática no território Terras do Lince, analisando as problemáticas associadas às zonas de caça e às espécies cinegéticas, tendo contado com a presença dos presidentes dos três municípios; de André Oliveirinha, da Câmara de Penamacor, com o tema A ação do Turismo cinegético dentro do território CETS: principais objetivos”; de António Borges, do Instituto de Conservação da Natureza e Florestas (ICNF), com o tema A caça e Turismo no Território Terras do Lince; de Carlos Rio Carvalho, com a temática As espécies cinegéticas no Território CETS - o caso do Coelho e do Lince; de António Carlos Morgado, da Câmara do Sabugal, com a comunicação Caça e Pesca nas Terras do Lince; e do vice-presidente da Câmara de Almeida.
O presidente da Câmara de Penamacor, António Luís Beites Soares, recordou que este é um “território de excelência de caça” e que “esta é uma atividade que se desenvolve na época baixa da hotelaria e da restauração, gerando enormes mais valias e negócios comerciais e empresariais”. Para o autarca é “importante cimentar laços com empresários, associações e clubes de caça”.
O encontro contou também com a presença do secretário de Estado Adjunto e do Desenvolvimento Regional, Carlos Miguel.