SEXTA-FEIRA E DOMINGO
Carnaval sai à rua com miúdos e graúdos
As ruas de Castelo Branco, co-mo é habitual, terão muita animação, na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, e domingo, 23 de fevereiro, com os tradicionais desfiles de Carnaval.
Na próxima sexta-feira, 21 de fevereiro, a manhã será preenchida com muita animação e muitas gargalhadas, com o tradicional desfile das escolas, que contará com a participação de mais de três mil crianças e 500 adultos de todos os agrupamentos de escolas do Concelho, bem como de instituições locais. A concentração dos participantes está marcada para as 9h30, junto à estação de caminhos de ferro, sendo que o desfile começará às 10 horas, percorrendo a Avenida Nuno Álvares, para terminar no centro da cidade.
No domingo, 23 de fevereiro, muitas são as surpresas reservadas que encherão as ruas da cidade de gargalhadas, criatividade e boa-disposição.
Um dos grandes protagonistas será José Figueiras, que apresentará o desfile, com início previsto para as 14 horas.
Desfile que traz várias novidades. Para além de serem disponibilizados, mil lugares sentados, de forma a incentivar a sensibilização ambiental e a sustentabilidade, a autarquia criou o prémio Eco-Criativo que pretende estimular o aproveitamento de resíduos sólidos urbanos. Os candidatos a este galardão serão avaliados nas categorias: criatividade, mensagem alusiva à defesa do ambiente e tipo de resíduos sólidos utilizados.
Outra das novidades será o envolvimento do público que poderá votar para eleger o Melhor Grupo em www.carnavalcb.pt ou através de um QR Code disponível nas redes sociais da autarquia e em diversos folhetos e cartazes distribuídos pela cidade. A eleição para esta categoria terá uma ponderação de 40 por cento dos votos do público, sendo que os restantes 60 por cento serão decididos pelo júri.
O desfile, que conta com a presença de várias freguesias e associações do Concelho, tem prevista a participação de cerca de mil foliões. Os grupos concentram-se às 13 horas, na Rotunda Europa, para darem iniício ao desfile às 14 horas, passando pela Avenida Humberto Delgado em direção à Devesa, onde um júri composto por cinco elementos de diversas áreas, avaliará o desempenho dos conjuntos a concurso, nas várias categorias.
No final do cortejo, enquanto o júri delibera sobre a atribuição de prémios, a atenção estará voltada para o grupo de sambistas e percussionistas que encerrará o dia com uma atuação alusiva à tradição carnavalesca brasileira.