EM VISITA AO CENTRO DE INTERPRETAÇÃO DO BORDADO DE CASTELO BRANCO
Rita Marques admira trabalho das bordadeiras
A secretária de Estado do Turismo, Rita Marques, visitou, na passada quinta-feira, 27 de fevereiro, o Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco. A deslocação a Castelo Branco decorreu integrada na visita aos territórios do Interior do Centro de Portugal que Rita Marques fez dias 27 e 28 de fevereiro, com o objetivo de conhecer de forma aprofundada alguns dos produtos e projetos turísticos mais relevantes, em curso ou previstos para estes territórios.
No Centro de Interpretação do Bordado de Castelo Branco Rita Marques chamou a atenção para a necessidade de “potenciar um turismo diferente”, para adiantar que “é muito possível e desejável termos um turismo ligado às manualidades, ao artesanato” e concluir que “gostei muito de conhecer as artesãs”, reforçando que “há que valorizar as profissões adstritas às manualidades”.
Já quanto à visita ao Interior a secretária de Estado afirmou que o objetivo “é conhecer os territórios. Saber quais são as necessidades, para gerir melhor os pedidos que nos chegam, para amanhã decidir melhor”.
Por seu lado, o presidente do Turismo Centro de Portugal, Pedro Machado, começou por destacar que o Centro de Portugal, “em 2019, teve resultados bastante positivos. Pela primeira vez teve mais de sete milhões de dormidas”, apontando para a importância de consolidar o crescimento.
Pedro Machado sublinhou também que “os novos perfis de novos turistas exigem a estrutu-ração de novos produtos”, para adiantar que “há aqui um território que nem sempre tem estado na linha da frente, mas tem uma riqueza extraordinária para consolidar o crescimento”.
O presidente do Turismo Centro de Portugal focou-se ainda no turismo cultural, para avançar que “Castelo Branco tem feito um percurso assinalável”, não deixando de realçar “a afinidade muito grande entre o trabalho que Castelo Branco tem vindo a fazer e aquilo que é a estratégia do Centro de Portugal”.
Pedro Machado referiu ainda, em relação à marca Bordar e Receber, que tal “está plasmado nos bens culturais”, referindo-se aos museus.
Uma área em relação à qual o vice-presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, afirmou que a autarquia “tem uma visão estratégica do receber” e no que respeita ao turismo sublinhou que a aposta não é só na cidade, dando como exemplos o Mutex e o Museu do Canteiro.
José Augusto Alves garante que “procuramos sempre que nos visitem, que vejam o que estamos a fazer” e assegurou que “os números de Castelo Branco são muito animadores”, com a atenção nos turistas.
O vice-presidente da Câmara fez ainda questão de salientar que Castelo Branco “tem uma agenda cultural invejável”, apontando para “a aposta na cultura e na estratégia de desenvolvimento” e revelar que “este ano vamos de novo estar presentes na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL)”, não perdendo a oportunidade de destacar que “o Bordado é o nosso ícone”.
António Tavares