Open Português de Pastoreio renova sucesso
Open Português de Pastoreio (Portuguese Open Sheepdog Trial) que decorreu de 21 a 23 de fevereiro, no Monte das Areias, Zebreira, Concelho de Idanha-a-Nova, contou com a participação de 28 concorrentes internacionais e 40 cães.
O concurso de cães de condução de rebanhos é organizado pela Associação Portuguesa de Utilizadores de Cães Pastores (APUCAP) em parceria com a Câmara de Idanha-a-Nova e com os apoios institucionais da União de Freguesias de Zebreira e Segura e da Junta de Freguesia de Ladoeiro.
Durante três dias, concorrentes da Bélgica, Espanha, França, Polónia, Itália, Portugal, Suécia e Suíça demonstraram ao vivo o trabalho conjunto entre homem e cão na condução de ovelhas.
Na entrega dos prémios, a Câmara de Idanha-a-Nova esteve representada pelo vereador João Carlos Sousa, que agradeceu a presença dos participantes e congratulou a organização, nomeadamente a APUCAP e os responsáveis do Monte das Areias, por ajudarem a fazer de Idanha a capital portuguesa do pastoreio.
A edição deste ano do Open Português de Pastoreio foi ganha por Emanuel Freitas e o seu border collie São Roque Tagus. Em segundo lugar ficaram Marie-Pierre Bouniel e Des Mauvais Bruyères; terceiro lugar Emanuel Freitas e São Roque Gift; e quarto lugar Eric Degroisse e Des Sauges Bergères.