Edição nº 1630 - 18 de março de 2020

EM TODO O DISTRITO
Planos de contingência levam a fecho de serviços e cancelamento de eventos

A pandemia de COVID-19, com a aplicação dos planos de contingência, está a levar ao encerramento de serviços presenciais e ao cancelamento de eventos, sendo uns eliminados, enquanto outros se realizarão em datas a definir.

Esta é uma situação que se verifica em todo o Distrito de Castelo Branco, uma vez que as câmaras dos 11 concelhos, já todas colocaram no terreno os seus planos de contingência.

BELMONTE

A Câmara de Belmonte, implementou um plano de contingência, que para além de reforçar as ações de formação e prevenção que já estão em curso, prevê um conjunto de medidas preventivas tendo em vista minimizar os efeitos da propagação da doença junto dos colaboradores, munícipes e utentes dos serviços municipais e população em geral.
Deste modo estão fechados todos os serviços municipais, nomeadamente, o edifício dos Paços do Concelho, com todas as suas secções, pavilhões desportivos de Belmonte e Caria, Biblioteca Municipal de Belmonte e Caria, museus de Belmonte e Caria, entre outros.
Perante isto os contactos podem ser feitos em horário de expediente, através dos telefones 275910010 ou 275910019, ou dos endereços eletrónicos [email protected] e [email protected].
Estão também cancelados todos os eventos promovidos pela Câmara e pelas juntas de freguesia, cancelando todas as ações de promoção e animação existentes.
Há ainda a acrescentar que são proibidas todas as iniciativas em espaços fechados com mais de 100 pessoas e em espaço aberto, com mais de mil pessoas, são suspensas as feiras e mercados e as reuniões de Câmara passam a ser privadas.

CASTELO BRANCO

A Câmara de Castelo Branco decidiu, na passada quarta-feira, 11 de março, após uma reunião com a Unidade Local de Saúde/Autoridade de Saúde de Âmbito Local, a Polícia de Segurança Pública (PSP), a Guarda Nacional Republicana (GNR), a Proteção Civil e o Serviço de Estrangeiros e Fronteiras (SEF), avançar com um conjunto de medidas de contenção do COVID-19, que estão em vigor até dia 29 de março.
Assim, até esse dia estarão fechadas as Piscinas Municipais de Castelo Branco, as Piscinas Municipais de Alcains, o auditório do Centro Cultural de Alcains, os campos de futebol do Parque Urbano de Castelo Branco, os balneários da Pista de Atletismo de Castelo Branco, o auditório do Cine-Teatro Avenida, a Biblioteca Municipal de Castelo Branco, o Pavilhão Municipal de Castelo Branco e o Pavilhão Municipal da Boa Esperança, em Castelo Branco, o CyberCentro e a Fábrica do Jovem Empreendedor.
A isto há a acrescentar a restrição da utilização de alguns equipamentos, em termos do número de presenças simultâneas. Assim, nos museus e espaços museológicos está interdita a visita por parte de grupos, sendo que a mesma está condicionada à presença simultânea de quatro visitantes; no Posto de Turismo a visita está condicionada à presença simultânea de três pessoas; no Balcão Único da Câmara/Espaço Empresa a presença também está limitada a três pessoas, privilegiando-se o contacto via telefone através do número 272330366 ou do endereço eletrónico [email protected]; e no balcão de atendimento dos Serviços Municipalizados a presença também está limitada a três pessoas e simultâneo, devendo igualmente privilegiar-se o contacto através do telefone 272340500 ou do endereço eletrónico [email protected].
No caso de necessidade de contactar com os equipamentos municipais encerrados ao público, tal pode ser feito através do telefone 272330330 ou do endereço eletrónico [email protected].
As medidas de contenção também contemplam o cancelamento de todas as atividades e eventos públicos da responsabilidade da Câmara ou nos quais seja parceira, designadamente eventos sociais, desportivos, culturais e recreativos.
Deste modo, na próxima sexta-feira, 20 de março, não se realizará a habitual Assembleia Municipal, na qual seria comemorado o 249º aniversário da elevação de Castelo Branco a cidade, ou seja, o Dia da Cidade.
Está igualmente cancelado o Sopro do Acordeão – Festival de Foles da Mata, marcado para o próximo fim de semana, 21 e 22 de março; a atividade Caminhar para o Futuro, agendada para 25 de março; e a Feira da Vinha e do Vinho, em Salgueiro do Campo, que era para se realizar de 27 a 29 de março.

COVILHÃ

A Câmara da Covilhã determinou o encerramento do edifício Paços do Concelho; do Balcão Único; do Urbanismo; do Serviço de Ação Social, Cultura e Educação; do Espaço Tecer; do Centro de Ativ’Idades; da Biblioteca Municipal; do Auditório Municipal; da Piscina Municipal; do Posto de Turismo; dos museus, galerias de arte/exposição; do Complexo Desportivo da Covilhã, sala de ginástica e balneários; e dos sanitários públicos; determinando também a limitação do acesso ao Condomínio Associativo aos dirigentes das coletividades e associações ali sediadas.
Os contactos podem ser feitos através dos telefones 275330646 (Balcão Único), 275330647 (Urbanismo), 275330648 (Ação Social), 275330649 (Educação), 275330650 (Proteção Civil) e 275330693 (CPCJ).
Mantém-se aberto o Mercado Municipal, condicionado a 100 pessoas em simultâneo; a Central de Camionagem; os silos-auto municipais; o Complexo Desportivo, espaços exteriores/ar livre) e o cemitério.
Estão também canceladas as iniciativas e eventos públicos promovidos pela Câmara e está determinada a não prestação de apoios e concessão de licenças a eventos promovidos por entidades externas ao município, ao que se junta o cancelamento das cedências de espaços e transporte em viaturas municipais e o encerramento dos elevadores e funiculares.

FUNDÃO

A Câmara do Fundão tem encerradas, até ao final de março, as Piscinas Municipais Cobertas, a Biblioteca Municipal Eugénio de Andrade, o Museu Arqueológico Municipal, A Moagem – Cidade do Engenho e das Artes, o Espaço Empresa, os postos de turismo, as casas temáticas nos diferentes pontos do Concelho, e suspendeu todos os programas turísticos ligados às Cerejeiras em Flor até dia 31 de março e o atendimento ao público ficará condicionado a serviços reduzidos. Todos os jogos desportivos realizados nos equipamentos desportivos da autarquia só poderão ocorrer à porta fechada.
As atividades do programa cultural da Quadragésima – Ciclo de Tradições da Quaresma e Semana Santa, também foram canceladas.
O Ignite Your Future, de 31 de março a 3 de abril, foi adiado para data a agendar, e o Grande Prémio de Atletismo Cerejeiras em Flor, Fundão-Donas, também foi adiado para data a agendar.
A Câmara do Fundão também já ativou o Plano Municipal de Emergência.

IDANHA-A-NOVA

A Câmara de Idanha-a-Nova já tem no terreno o Plano de Contingência para enfrentar o COVID-19, que levou ao encerramento dos serviços presenciais da responsabilidade da autarquia, indicando que os contactos podem ser feitos através do telefone 277200570, das nove às 17 horas, bem como do endereço eletrónico [email protected], sendo que também estão disponíveis os serviços on-line, em http://www.cm-idanhanova.pt/municipe/sonline.aspx.
De igual modo foram cancelados todos os eventos promovidos pela autarquia, nos meses de março e abril.
No Plano de Contingência, a Câmara de Idanha-a-Nova, é também prestada informação aos munícipes, com a explicação de pontos como: O que é o COVID-19; O que são coronavírus; Quais são os sinais e sintomas; Qual o período de incubação; Prevenir a transmissão de COVID-19; Transmissão da infeção; Medidas a adotar; O que é um caso suspeito; Estabelecer áreas de isolamento; Designação dos responsáveis pela gestão dos casos suspeitos; Procedimentos num caso suspeito; Procedimentos num caso suspeito validado; Procedimentos na vigilância de contactos próximos.

OLEIROS

A Câmara de Oleiros determinou o encerramento ao público dos complexos desportivos: pavilhão gimnodesportivo, piscinas municipais (piscina, ginásio e circuito de manutenção) e campos de futebol municipais; encerramento ao público dos espaços culturais e turísticos sob a gestão municipal (Casa da Cultura, Espaço Net e Posto de Turismo); a suspensão do atendimento (em gabinete e domiciliário) dos serviços de psicologia do município; suspensão do serviço da Unidade Móvel de Saúde Municipal; encerramento ao público do CLDS 4G com suspensão de todas as atividades, nomeadamente o adiamento das aulas e qualquer atividade da Universidade Sénior; cancelamento da realização de mercados semanais e feiras anuais; a suspensão de transportes coletivos de passageiros semanais municipais; a suspensão de transportes escolares; o cancelamento de todas as atividades de âmbito desportivo e cultural (em espaço aberto ou fechado) dinamizadas pela Câmara (onde se inserem as Férias Desportivas); o adiamento de visitas de estudo quer nacionais quer internacionais, financiadas pela Câmara; que todas as coletividades, particulares e associações suspendam a realização de eventos (por exemplo almoços de convívio) cuja abrangência não seja de cariz estritamente local.
Os Serviços Municipais no edifício da Câmara, “embora se mantenham abertos e em funcionamento, apenas deverão ser procurados em situações urgentes e inadiáveis, recomendando que se evitem deslocações à Câmara, devendo privilegiar-se o uso do contacto telefónico através do número 272680130 ou do endereço eletrónico [email protected].

PENAMACOR

A Câmara de Penamacor decidiu o encerramento da Piscina Coberta Municipal, do Pavilhão Municipal, do Estádio Municipal, da Biblioteca Municipal, do Museu Municipal, da Escola de Música, do Espaço Cidadão, do Arquivo Municipal, do Parque de Campismo, dos mercados e feiras municipais e dos parques infantis municipais.
Além disso estão suspensas as atividades da Comissão de Proteção de Crianças e Jovens, assim como foram suspensos todos os eventos públicos em que a Câmara está envolvida.
Entre os equipamentos municipais com medidas de prevenção alargadas está o Mercado Municipal (exclusivamente as lojas de bens de primeira necessidade), os sanitários públicos municipais, o cemitério e estão suspensos os transportes municipais, exceto no caso de necessidade urgente devidamente validada pelo Centro de Saúde de Penamacor.
Está igualmente encerrado o edifício dos Paços de Concelho, o edifício da Divisão de Obras, o Gabinete de Ação Social e Educação e o Gabinete de Técnico Florestal, com o contacto a ser feito através do telefone 277394106 ou do endereço eletrónico [email protected].
O Plano de Contingência do Município de Penamacor prevê, ainda, uma sala de isolamento, situada no edifício do ex-Quartel.

PROENÇA-A-NOVA

A Câmara de Proença-a-Nova suspendeu as aulas da Universidade Sénior de Proença-a-Nova nos pólos de Proença-a-Nova e de Sobreira Formosa e das aulas de ginástica sénior nas 17 turmas no Concelho; está interditada a utilização do Ginásio e da Piscina Municipal; estão suspensas as visitas ao Museu Isilda Martins e ao Espaço Ribeiro Farinha; está fechada a Casa das Associações e suspensas as atividades ali desenvolvidas, nomeadamente Academia de Música e formação em curso.
A juntar a isto está adiada a Feira de S. José, em Sobreira Formosa, que estava agendada para esta quinta-feira, 19 de março; o Clube de Leitura, que era para se realizar na próxima sexta-feira, 20 de março; o concerto com Paulo de Carvalho, dia 28 de março; o Grande Prémio da Cortiçada, dia 29 de março e as sessões de cinema de 20 e 27 de março.

SERTÃ

A Câmara da Sertã determinou a suspensão dos eventos municipais agendados até ao dia 3 de abril.
Assim, na Casa da Cultura da Sertã, ficam suspensos o concerto Lídia Carolina, no dia 21 de março, e Concerto da primavera do Pólo da Sertã do Conservatório de Música de Coimbra, no dia 28 de março.
Estão também suspensos até 3 de abril os eventos agendados para a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, na Sertã, nomeadamente as oficinas que eram para decorrer até dia 27 de março, Hora do Conto, dia 28 de março, e a Noite na Biblioteca, no dia 3 de abril. Do mesmo modo, ficam suspensos até 3 de abril os eventos da BiblioAndante.
Ficam também suspensas as aulas da Academia Sénior da Sertã e da Ginástica Sénior, assim como o encontro de costura solidária Dress a Girl, previsto para 21 de março.
Foram também suspensas as sessões de cinema previstas para o Cineteatro Tasso do Clube da Sertã.
Além disso a Câmara também decidiu encerrar ao público a Biblioteca Municipal Padre Manuel Antunes, a Casa da Cultura da Sertã, o Complexo Desportivo das Piscinas e Ginásio Municipal e os pavilhões desportivos de Cernache do Bonjardim e da Sertã.
Está também suspensa a realização do Torneio Luís Gouveia, assim como das Férias Desportivas e Leitores do Património.
Já na sequência do fecho das escolas estão igualmente suspensos, até dia 13 de abril, os programas de atividades educativos Férias a Brincar e Tempo de Acolher (vertentes pós-letiva e interrupção letiva), assim como os transportes escolares.
A Câmara mantém-se aberta, mas a autarquia apela no sentido que os contactos ser reduzidos ao mínimo indispensável, devendo os munícipes privilegiar os contactos via telefone e/ou via plataformas digitais.

VILA DE REI

A Câmara de Vila de Rei encerrou a Creche Municipal, cancelou as Férias Desportivas da Páscoa e as Atividades de Tempos Livres (ATL), encerrou o Complexo de Piscinas e Ginásio Municipal, bem como a Biblioteca Municipal José Cardoso Pires e ds espaços museológicos do Concelho, nomeadamente o Museu da Geodesia, o Museu Municipal e o Museu do Fogo e da Resina.
Também cancelou os eventos organizados pela autarquia, até 13 de abril, abrangendo o Festival das Sopas e Petiscos, o Sarau Cultural, o Concerto de Páscoa, o Festival Folclore no Centro, e Os Quintais nas Praças do Pinhal, e suspendeu as aulas e atividades da Universidade Sénior, as autorizações para a cedência de utilização de espaços municipais para atividades que não sejam organizados pela Câmara, ao que se junta o encerramento de todos os equipamentos desportivos do Concelho.
Foi igualmente decidida a manutenção do funcionamento normal dos balcões de atendimento ao munícipe nos serviços da Câmara, devendo, contudo, os contactos serem reduzidos ao mínimo indispensável, devendo os munícipes privilegiar os contactos via telefone ou plataformas digitais.

VILA VELHA DE RÓDÃO

A Câmara de Vila Velha de Ródão Decidiu encerrar alguns equipamentos municipais e cancelar um conjunto de eventos e iniciativas.
Assim, estão encerrados, por tempo indeterminado, a Biblioteca Municipal José Batista Martins, a Casa de Artes e Cultura do Tejo, o Posto de Turismo, os espaços museológicos, o Centro Náutico de Vila Velha de Ródão, o Ginásio Municipal e o Estádio Municipal de Vila Velha de Ródão.
Os eventos e iniciativas programadas para estes equipamentos ficam igualmente adiados por tempo indeterminado, sendo a sua data de realização anunciada posteriormente, como é o caso do espetáculo de stand up comedy Sincera.Mente, com Jorge Mourato, que estava agendado para o passado sábado, 14 de março, ou as sessões regulares de cinema na Casa de Arte e Cultura do Tejo.
Também a programação da Biblioteca Municipal José Batista Martins fica suspensa, não se realizando a iniciativa Dias de Saber – Tecer Histórias Unir Corações, a oficina Como fazer uma Máscara ou o encontro, também no âmbito da iniciativa Dias de Saber, que juntava em Ródão o youtuber Windoh e o jogador profissional de CSGO dos Vodafone Giants renatoohaxx.
O passeio pedestre Rota das Visitas Guiadas e Encenadas – Entre a Terra e o Rio,  organizado pelo Agrupamento de Escolas de Vila Velha de Ródão, fica igualmente adiado para data anunciar.

18/03/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
23/05
Violent Dancers e o Coletivo 127Fábrica da Criatividade, Castelo Branco
tituloNoticia
24/05
Festival Alcains ConectaCasa do Povo de Alcains
tituloNoticia
24/05
Margem de ErroCasa do Povo de Alcains
25/05
CabeloCentro Cultural Raiano, Idanha-a-Nova
tituloNoticia
23/05 a 24/05
XVII FITUCBCastelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video