25 DE ABRIL
Armindo Jacinto transmite mensagem de esperança
“Os valores do 25 de Abril não podem ser dados como adquiridos, por isso, hoje os evocamos para que estejam presentes no dia a dia e os possamos transmitir aos nossos filhos e netos, que não viveram os tempos antes de Portugal conquistar a Liberdade”.
A mensagem foi deixada Pelo presidente da Câmara de Idanha-a-Nova, Armindo Jacinto, na cerimónia evocativa do 46º aniversário do 25 de Abril, este ano condicionada pelas medidas de distanciamento social impostas pela pandemia de COVID-19.
As comemorações da Revolução dos Cravos foram, assim, transmitidas via Internet, na manhã de 25 de Abril, para permitir a todos assistir ao tradicional hastear da Bandeira Nacional no edifício dos Paços do Concelho, com a presença dos presidentes da Câmara, da Assembleia Municipal e da União das Freguesias de Idanha-a-Nova e Alcafozes, Armindo Jacinto, João Dionísio e Vítor Mascarenhas, respetivamente.
O momento teve acompanhamento musical por João Abrantes, maestro da Filarmónica Idanhense, que interpretou o Hino Nacional e, posteriormente, a emblemática Grândola, Vila Morena de Zeca Afonso.
Em nome do Executivo Municipal, Armindo Jacinto destacou a importância de não se deixar de celebrar “a conquista da Liberdade, mesmo que de forma mais singela que o habitual, perante este período difícil para Portugal e para todo o Mundo”.
O presidente da Câmara de Idanha-a-Nova deixou uma mensagem de esperança, ao afirmar que “cada um de nós tem um papel importante para ultrapassarmos, em conjunto, esta pandemia. Tenho convicção que a ciência vai encontrar uma solução, designadamente uma vacina, que venha a permitir o regresso à normalidade”.
“Por agora”, acrescentou Armindo Jacinto, “temos de nos adaptar às circunstâncias e proteger-nos do COVID-19. A cerimónia simples que assinalou o 25 de Abril em Idanha-a-Nova visou evocar de forma simbólica e segura esse momento tão importante da nossa democracia e da nossa história, que trouxe aos Portugueses a liberdade”.