PS responde aos social democratas e “reafirma rigor na gestão e contas”
O executivo socialista da Câmara de Castelo Branco afirma, em comunicado, que “a recente posição tomada pela Comissão Política Concelhia do PSD de Castelo Branco, a propósito do encerramento das contas da extinta Sociedade Polis, revela, mais uma vez, a forma baixa como o PSD local se posiciona na sua abordagem política. Mas revela, igualmente, um tal nível de desconhecimento técnico que, de tão confrangedor, só pode ser uma encenação mal feita que deixa perceber a má fé que, na realidade, leva a tal análise”.
Os socialistas explicam que “a Concelhia, a propósito de documentos de mera regularização contabilística, vem, mais uma vez, construir uma narrativa que pretende exclusiva e propositadamente gerar confusão e criar suspeitas infundadas, razão pela qual o comunicado da Concelhia social democrata só pode resultar de ignorância técnica ou, pior a emenda que o soneto, ser um exercício intencional de demagogia e más intenções. Ainda mais porque, em sede própria, na reunião de Executivo, os vereadores do PSD não teceram qualquer comentário, nem solicitaram qualquer esclarecimento relativamente ao assunto”.
É realçado que “lançando um conjunto de números e de afirmações descontextualizadas, o PSD de Castelo Branco insinua tudo, mas não diz nada. Cria uma realidade paralela, de um tema exclusivamente técnico, que, no fim, apenas tem como resultado denegrir a imagem da Câmara Municipal e dos seus técnicos. Na verdade, o documento visado é um exercício de melhoria contínua dos registos contabilísticos e patrimoniais, no âmbito do apuramento e valorização do património do Município, sob orientação do Revisor Oficial de Contas. Refira-se, aliás, que os serviços municipais têm desenvolvido nos últimos anos um trabalho significativo na regularização de todo o imobilizado pertencente ao Município de Castelo Branco e que o documento em causa insere-se nesse processo, entre muitos outros processos de regularização já ocorridos”.
Tudo isto para sublinharem que, “efetivamente, o que a realidade nos diz é que o Município de Castelo Branco apresenta uma situação económico-financeira cada vez mais sólida, elogiada por diferentes instituições, avalizada por entidades credenciadas e que se adapta aos novos sistemas de normalização contabilística da Administração Pública, situação que manifestamente incómoda a Oposição social-democrata que, sem muito para criticar, se apega a documentos técnicos para daí extrair, de forma desonesta, ilações sem qualquer relevância política”.
No comunicado pode ainda ler-se que “orgulhosamente contra tal forma de fazer política e o tentar ludibriar os munícipes, o Executivo socialista, numa postura de que nos orgulhamos, de absoluto respeito pelos Albicastrenses, continuará a investir fortemente em todo o Concelho, com avultados investimentos na requalificação urbana, tornando Castelo Branco um território mais sustentável e oferecendo uma boa qualidade de vida, ao mesmo tempo que garante a solidez económico-financeira do Municípi o, numa estratégia de desenvolvimento bem delineada e que não será afetada por fogachos políticos que apenas pretendem gerar casos e confusão junto da população”.