Edição nº 1640 - 27 de maio de 2020

EM VISITA CENTRADA NA CEREJA DO FUNDÃO
Ministra da Agricultura apela à organização dos agricultores

A ministra da Agricultura, Maria do Céu Albuquerque, visitou, na passada sexta-feira, 22 de maio, uma exploração e uma organização de produtores no Concelho do Fundão, dedicadas à produção de cereja, para acompanhar, em proximidade, a apanha da fruta.
A manhã começou com uma visita à exploração Frutas Salvado, onde a titular da pasta da Agricultura participou na apanha da cereja.
Já na sede de uma das maiores organizações de produtores de cereja de Portugal, a Cerfundão, a ministra da Agricultura acompanhou a equipa responsável pelo processo de embalagem e calibragem da cereja.
Neste contexto, Maria do Céu Albuquerque abordou os efeitos das condições meteorológicas adversas na produção, para afirmar que “relativamente às intempéries que assolaram esta região, onde a cereja é produzida, existem seguros que são cobertos em 60 por cento por fundos públicos. Contudo, sabemos também que estes seguros não registam o nível de adesão que seria desejável. A Comissão Técnica criada, na qual os setores estão representados, irá reunir em breve para debater os seguros de colheita, para continuar este trabalho que é essencial, garantindo que as condições dos seguros vão ao encontro das necessidades dos agricultores”.
A titular da pasta da Agricultura alertou ainda para a importância dos produtores se organizarem “para, assim, ganharem escala e terem também mais capacidade de negociação e uma perspetiva de comércio externo mais alargada”.
Destaque-se que o Ministério da Agricultura está a acompanhar toda a campanha da cereja e, em diálogo com o setor, a estudar soluções para mitigar os efeitos das condições meteorológicas adversas que afetaram a produção deste ano.
Assim, Maria do Céu Albuquerque revelou ainda que está a ser estudada a possibilidade de criação de uma linha de crédito bonificada para ajudar os produtores que sofreram uma forte perda de receita, provocada pelas condições meteorológicas adversas.

27/05/2020
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video