João Belém
RESILÊNCIA
Sejamos como o carvalho, que desafia o tempo, enfrenta tempestades e permanece imponente aos obstáculos da vida!
Eìrika Stancolovich
O carvalho eì uma árvore milenar. Por ser a espécime que mais padece com os efeitos das chuvas fortes, constitui uma ferramenta de estudo para botânicos e geólogos, pois é uma rica fonte para medições dos infortúnios provocados pela natureza ao meio ambiente.
Por incrível que pareça, quanto mais o carvalho se sujeita às intempéries, mais fortalecido ele sai delas, pois suas raízes implantam-se mais no solo a cada tempestade, seu tronco revigora-se, e a possibilidade de cair devido aos temporais diminui drasticamente, ateì que se torna nula.
Construímos assim uma metáfora de resiliência, resistência, resignação, submissão diante dos desígnios da natureza, uma vez que, a cada assedio das forças naturais ele não se revolta, nem desanima, mas procura triunfar sobre os obstáculos que o perseguem insistentemente.
Ora vejamos, constatamos que atraímos pessoas que sustentam os mesmos propósitos que os nossos. Uma mente resiliente reconhece outra.
Devemos ter como propósito de vida apoiar a consciencialização e o fortalecimento da capacidade de resiliência que existe dentro de cada um. Assim, devemos orientar as pessoas a enfrentarem, com o menor grau de stresse possível, as mais diversas situações no seu dia a dia. Desse modo, trabalharão para se tornarem a melhor versão de si mesmas.
Agora, imagine um grande plano de mudança para a sua vida. Tudo começa bem, ateì que algo inesperado acontece. Qual eì a sua reação?
Adapta-se aos acontecimentos, ajusta a rota e segue em frente?
Ou fica triste, sem motivação e passa a reclamar?
Esta eì a primeira pergunta que precisa ser feita para que se entenda como o desenvolvimento da resiliência, uma habilidade imprescindível nos dias de hoje, o pode beneficiar - quer na esfera pessoal quer na profissional.
Haì cerca de 30 anos, a psicologia passou a empregar o termo Resiliência Humana para descrever indivíduos que têm a capacidade de enfrentar problemas, aprender com as derrotas e crescer emocionalmente.
Assim, entende-se que a resiliência eì uma habilidade e pode ser treinada e desenvolvida em qualquer fase da vida. Então, mesmo que não se considere resiliente, eì possível, a partir de agora, começar a fortalecer esta capacidade para enfrentar os problemas da sua vida com uma mentalidade de crescimento e aprendizagem.
Resumindo: pratique estratégias e fortaleça o seu poder de resiliência. Que seja o protagonista da sua vida. Um vencedor!
Acredite sempre em si. Não desista frente às adversidades da vida, seja resiliente!
Vale a pena pensar nisto...