CASTELO BRANCO
Jovens vigiam a floresta a partir do Castelo
A Associação EcoGerminar e o projeto Nós com os Outros - Escolhas 7ª geração da Amato Lusitano – Associação de Desenvolvimento, estão a promover o projeto Pela Floresta, Pelo Planeta…Por Nós! 3.0, inserido no programa Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas do Instituto Português do Desporto e da Juventude (IPDJ), e tem como principal objetivo vigiar as zonas florestais de um posto de vigia fixo, nomeadamente, na zona do Castelo, em Castelo Branco.
O projeto começou dia 29 de junho e termina dia 7 de agosto, sendo que os jovens voluntários têm direito a seguro, certificado de participação, formação geral sobre as atividades de vigia a desenvolver.
A iniciativa conta com oito voluntários, com idades entre os 18 e 21 anos, que das muralhas do Castelo vigiam as florestas do Distrito, contribuindo para a proteção do território.
O projeto começou com uma ação de formação ministrada pela equipa do Comando Distrital de Operações de Socorro (CDOS) de Castelo Branco e por um elemento da Guarda Nacional Republicana (GNR).
Neste projeto encontram-se ainda envolvidas diversas entidades como a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil, a Guarda Nacional Republicana, o Instituto da Conservação da Natureza e Florestas e a Câmara de Castelo Branco.
O Voluntariado Jovem para a Natureza e Florestas, é um programa da responsabilidade do IPDJ, tratando-se de um programa de voluntariado juvenil, que decorre todo o ano, no âmbito da preservação da natureza, florestas e respetivos ecossistemas. Pretende-se sensibilizar as populações, prevenir contra os incêndios florestais e outras catástrofes com impacto ambiental, monitorizar e recuperar territórios afetados.