ENTRE ABRIL E JUNHO
APEFCB concluiu 1º ciclo de formação de 2020
Apesar da tomada de posse da nova direção da Associação de Profissionais de Educação Física de Castelo Branco (APEFCB) ter coincidido com o início do confinamento devido à pandemia, o elenco diretivo que dirige os destinos da APEFCB adaptou-se à nova realidade e procurou colocar em prática o seu plano de ação.
Representando a atualização científico-pedagógica dos seus associados, uma das suas principais áreas de intervenção, a direção da APEFCB promoveu, entre os meses de abril e junho, dois cursos de formação creditados e duas ações de formação de curta duração.
As propostas apresentadas pela APEFCB, no que diz respeito às temáticas e à calendarização das ações, foram ao encontro do interesse e necessidade dos professores de Educação Física, tendo assistido às mesmas mais de 300 participantes. Destaca-se ainda o facto de nas quatro iniciativas realizadas, a APEFCB ter conseguido envolver professores de todos os Agrupamentos de Escolas do Distrito de Castelo Branco, professores a lecionar em Angola, Moçambique e Cabo Verde e professores de mais de cento e cinquenta escolas públicas e privadas de norte a sul de Portugal.
Demonstrando uma elevada capacidade para mobilizar pessoas e instituições em torno de um objetivo comum, para a realização das várias iniciativas a APEFCB contou com a imprescindível parceria do Centro de Formação de Associação de Escolas Altotejo e com a colaboração do Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, de várias individualidades e de diversas entidades das áreas da Educação e do Desporto, nomeadamente associações de modalidade, federações desportivas e associação de árbitros.
Para além da formação, a APEFCB mantém a sua intervenção ativa junto da comunidade, nomeadamente a colaborar com o Agrupamento de Escolas Afonso de Paiva, fazendo parte do Conselho Geral do Agrupamento.
Sendo o programa Acerte o Passo um projeto consolidado e com grande impacto na comunidade, nomeadamente no que diz respeito à promoção da adoção de um estilo de vida ativo e saudável, a APEFCB, em parceria com a Câmara de Castelo Branco, deu continuidade à iniciativa com a realização de duas sessões por semana, na Zona de Lazer de Castelo Branco, ajustando o programa às orientações da Direção Geral da Saúde (DGS).
No mês de outubro tem início o segundo ciclo de formação 2020, estando previstos vários cursos de formação de temáticas diversificadas e ações de curta duração, com vista à partilha de boas práticas em Educação Física e Desporto.