COM A PRESENÇA DE MUITOS MUNÍCIPES
Foz do Cobrão recebe reunião descentralizada da Câmara
A Câmara de Vila Velha de Ródão realizou uma reunião descentralizada do executivo, na passada sexta-feira, 2 de outubro, no Edifício Vale Mourão, na Foz do Cobrão.
A reunião do executivo contou com a presença de aproximadamente 20 munícipes que quiseram participar ou simplesmente assistir, sendo de realçar que a presença da população no encontro, apesar dos constrangimentos provocados pela pandemia, foi saudada pelo presidente da Câmara, Luís Pereira, que agradeceu a sua participação.
Também os munícipes se mostraram agradados pela presença do executivo na aldeia e aproveitaram para questionar os eleitos acerca do problema que envolve a água potável que abastece a população local, assunto que Luís Pereira referiu estar a ser estudado de forma a encontrar uma solução.
Foram ainda apontadas falhas ao funcionamento do Centro de Saúde, pelo público presente, nomeadamente no que respeita à capacidade de assegurar a vacinação contra a gripe a toda a população, sendo os munícipes obrigados a esperar no exterior para evitar aglomerações. Não sendo este um assunto da responsabilidade do município foi solicitada pela população ajuda para a resolução da situação, com Luís Pereira a comprometer-se a analisar o exposto.
Os munícipes destacaram a manutenção dos percursos pedestres municipais, de modo a que estejam acessíveis ao longo de todo o ano, dada a crescente procura. Em resposta, Luís Pereira esclareceu que o PR1 e o PR2 foram recentemente requalificados, estando já identificados os problemas existentes no PR3, de forma a poder ser igualmente intervencionado. O autarca lembrou ainda que todos os percursos pedestres estão agora disponíveis na aplicação Geonatour, que permite aos utilizadores receber informações acerca dos pontos de interesse existentes ao longo do percurso.
Da ordem de trabalhos desta reunião, destaca-se a aprovação, por unanimidade, da atribuição de seis bolsas de estudo a alunos do Ensino Superior que se inscreveram pela primeira vez no Instituto Politécnico de Castelo Branco (IPCB), sendo as restantes bolsas atribuídas até um limite de 15 mil euros.
Foi também aprovada a aquisição de prédios urbanos em estado de degradação por parte do município, em Perais, Vila Velha de Ródão e Fratel.
Foram igualmente aprovadas as regras para a seleção de interessados no arrendamento de imóveis do património privado do município.
A realização de reuniões públicas descentralizadas da Câmara Municipal acontece deste o início do mandato do atual executivo, a cada quatro meses, e procura promover a proximidade entre a população das freguesias e os eleitos municipais. A próxima reunião pública descentralizada terá lugar em janeiro de 2021.