Edição nº 1664 - 11 de novembro de 2020

DESDE DIA 7 DE NOVEMBRO
Parque do Barrocal abre com entrada gratuita

O Parque do Barrocal, em Castelo Branco, abriu ao público, com entrada gratuita, no passado sábado, 7 de novembro, sendo que para assinalar a abertura “é possível observar (até esta quinta-feira, 12 de novembro) um espetáculo de luzes nos céus de Castelo Branco, que refletem o brilho do Barrocal, representando as fogueiras do passado, a memória do fogo que o consumiu e o renascimento deste espaço”.
A abertura é acompanhada pela implementação de medidas de salvaguarda das condições de segurança de colaboradores e de visitantes, de acordo com as diretivas das autoridades sanitárias no âmbito da prevenção do COVID-19, pelo que há controlo de entradas e saídas e recomenda-se a utilização de máscara em todo o percurso, sendo obrigatória a sua utilização na zona de entrada do parque.
Pela preservação da natureza, recomenda-se que a circulação dentro do parque se efetue apenas pelos trilhos assinalados.
Para o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, “agora que estão reunidas as condições necessárias, não faz sentido prorrogar a sua data de abertura”.
Refira-se que o Parque Natural do Barrocal está integrado nos territórios classificados do Geopark Naturtejo Mundial da UNESCO e da Reserva da Biosfera Transfronteiriça Tejo|Tajo Internacional, “tem 40 hectares, apresenta sete mirantes, diversas formações geológicas de interesse, passadiços e trilhos naturais, parque infantil, obser- vatório de aves, entre tantas outras atrações naturais. São 310 milhões de anos em construção, com uma paisagem granítica característica feita de rochas geradas nas profundezas da Terra, mas moldadas e expostas por centenas de milhões de anos de movimentos tectónicos e períodos climáticos, o Barrocal é um oásis refrescante de história natural”.
O Parque Natural do Barrocal no horário de inverno, de 1 de outubro a 31 de março, pode ser visitado das 10 às 17 horas, com a última entrada para visita completa a ter lugar às 15h30. Já no horário de verão, de 1 de abril a 30 de setembro, pode ser visitado das nove às 20 horas, com a última entrada para visita completa a ter lugar às 18h30.

11/11/2020
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video