Edição nº 1665 - 18 de novembro de 2020

Distrital do PSD comenta situação da ULSCB

A Comissão Política Distrital do Partido Social Democrata (PSD) Castelo Branco afirma, em comunicado, que “foi preciso chegar a novembro de 2020, dez meses depois da saída do Dr. Vieira Pires, para se ouvir o Conselho de Ministros abordar a questão da demora da nomeação dos dirigentes máximos de gestão de unidades de saúde, através do Decreto-Lei 94-A/2020 de 3 de dezembro”, para adiantar que “obviamente, o enquadramento do Decreto-Lei não visa especificamente a situação provisória verificada na Unidade Local de Saúde de Castelo Branco, embora esta Unidade seja aquela que, em todo o País, há mais tempo se encontra numa situação de hiato na sua transição, mas, finalmente, traz um bocadinho de luz sobre uma situação caricata, várias vezes reportada pela Distrital do PSD Castelo Branco, pela Ordem dos Médicos e pelo Sindicato dos Enfermeiros Portugueses relativamente à falta de liderança durante este tempo de emergência pandémico”.
Para os social democratas “é preciso entender que a escolha de um indivíduo não é maior que a Instituição em si e que o simples facto da ULS se encontrar esvaziada no que toca a uma estratégia de médio e longo prazo, não traz benefícios a ninguém e os problemas que surgirão no futuro não se vão esgotar pós COVID-19”.
Realçam também que “a demora em assumir a escolha desta liderança reforçou os efeitos provisórios das decisões tomadas, dando insegurança às populações. Afinal, bastava um artigo num decreto-lei para resolver toda esta situação e garantir à comunidade, tranquilidade sobre quem toma decisões”.
Por tudo isto a Distrital do PSD defende que “não pode deixar de manifestar estranheza, depois de tanta insistência, na forma simples, como se resolveu um problema desta envergadura, acabando com um tabu iniciado ainda no período pré-COVID” e concluem que “apenas esperamos que esta decisão tardia, sabe-se lá à espera de quê ou de quem, não se tenha traduzido num agudizar da crise sanitária no Distrito de Castelo Branco”.

18/11/2020
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video