Edição nº 1672 - 6 de janeiro de 2021

Deputados do PS questionam Governo sobre poluição em Vila Velha de Ródão

Os deputados do Grupo Parlamentar do Partido Socialista (GPPS) questionaram o Governo sobre a exploração da central de produção de energia elétrica a partir de biomassa florestal e de bagaço de azeitona, localizada no Concelho de Vila Velha de Ródão.
Para o deputado Nuno Fazenda, coordenador do GPPS na Comissão Parlamentar de Ambiente, Energia e Ordenamento do Território, e eleito pelo Circulo Eleitoral de Castelo Branco, “é fundamental salvaguardar o bem-estar das populações e assegurar a qualidade ambiental do território e por isso queremos saber se tem havido fiscalização por parte das entidades competentes, saber resultados de monitorização e saber se os elementos disponíveis permitem confirmar de forma inequívoca e fidedigna que a atividade em causa cumpre a legislação em vigor”.
Tendo em conta as dúvidas recorrentes das populações e entidades locais sobre os níveis de poluição provocados pela atividade da empresa, os deputados Nuno Fazenda, primeiro subscritor da exposição, Hugo Pires, Hortense Martins, Joana Bento e Miguel Costa Matos, questionam ainda se “pondera o Governo adotar, ainda que possa ser apenas por um determinado período de tempo, um sistema de monitorização em contínuo que afira de forma independente e inequívoca as emissões atmosféricas resultantes da atividade da empresa”.
Os deputados questionam ainda sobre as diligências que o Governo tem realizado ou pretende realizar sobre esta matéria.

06/01/2021
 

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video