EM CASTELO BRANCO E ALCAINS
Centros de vacinação COVID começam a funcionar esta sexta-feira
Os centros de vacinação contra o COVID-19 no Concelho de Castelo Branco entram em funcionamento esta sexta-feira, 19 de fevereiro, prolongando a administração de vacinas pelo fim de semana, dias 20 e 21 de fevereiro.
Um dos centros de vacinação está instalado no Pavilhão Municipal de Castelo Branco e destina-se às pessoas de todas as freguesias do Concelho de Castelo Branco, exceto as da zona Norte, uma vez que para essa área o segundo centro de vacinação está instalado no Seminário de Alcains.
Os centros de vacinação funcionarão entre as nove e as 13 horas e as 14 e as 17 horas, com a diretora clínica da Unidade Local de Saúde de Castelo Branco (ULSCB), Eugénia André, a adiantar que nesta fase, nos primeiros dois dias, sexta e sábado 19 e 20 de fevereiro, serão vacinadas as pessoas com mais de 80 anos, enquanto domingo, 21 de fevereiro, é a vez das pessoas com mais de 50 anos até aos 65 que tenham comorbilidades.
Eugénia André, tal como o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, fazem questão de realçar que apenas se deve dirigir aos centros de vacinação quem foi contactado nesse sentido, sendo que as restantes pessoas devem aguardar por esse contacto, para então serem vacinadas.
A segunda fase de vacinação, segundo foi avançado, está programada para a próxima semana, quando chegarem mais vacinas, sendo que o processo, como realça Eugénia André se prolongará até final do ano, até se concluir a vacinação de toda a população.
A diretora clínica revelou ainda que esta quinta-feira, 18 de fevereiro, no Hospital Amato Lusitano (HAL) de Castelo Branco estão internadas 10 pessoas com COVID-19, revelando que devido ao número de internamentos já está a ser equacionada a possibilidade de “fechar camas COVID”.
António Tavares