Ródão cria posto de carregamento para veículos elétricos
Vila Velha de Ródão já tem a funcionar, desde final de fevereiro, junto ao edifício da Biblioteca Municipal José Batista Martins, um posto de carregamento de veículos elétricos.
Este é o primeiro equipamento do género instalado no Concelho, tratando-se dum posto de carregamento de acesso público com duas tomadas, cada uma com potência de até 22kW, que permite o carregamento de duas viaturas em simultâneo.
A instalação deste posto de carregamento em Vila Velha de Ródão contou como o apoio da Câmara de Vila Velha de Ródão e faz parte do plano de expansão da rede piloto de mobilidade elétrica, da responsabilidade da MOBI.E, neste caso concessionado pela EDP Comercial, na sequência de um concurso público internacional.
Para o presidente da Câmara, Luís Pereira, “a disponibilidade deste equipamento vem responder a uma mudança de paradigma que se tem verificado nos últimos anos e que queremos acompanhar e se traduz na aposta numa mobilidade mais sustentável e amiga do ambiente”.
Embora na fase piloto da rede de mobilidade elétrica os carregamentos fossem gratuitos, desde o seu final, em 30 de junho de 2020, os carregamentos são pagos pelos utilizadores e ativados com a utilização de um cartão emitido por um Comercializador de Energia para Mobilidade Elétrica (CEME).
Deste modo, pelo carregamento no posto de Vila Velha de Ródão, o preço a pagar pelo utilizador corresponderá ao custo pela utilização do equipamento de carregamento, de 0,02 euros por minuto, e que é devida ao OPC, acrescida do custo da energia consumida, conforme preço contratado pelo utilizador no seu contrato CEME.
A EDP Comercial, como operador de posto de carregamento, disponibiliza uma linha de apoio disponível 24 horas, sete dias por semana, através do número 800222222, para assistência aos utilizadores caso necessitem de algum apoio ou instrução para utilização do posto de carregamento.