Edição nº 1686 - 14 de abril de 2021

Castelo Branco reinicia programação cultural

O Cultura Vibra retoma a programação em Castelo Branco, depois de uma pausa devido à pandemia de COVID-19.
Assim, na próxima segunda-feira, 19 de abril, a partir das 18 horas, no Cine-Teatro Avenida de Castelo Branco é exibido o filme Undine, para maiores de 12 anos. “Se me abandonares, vou ter de te matar”, diz a protagonista ao homem por quem está apaixonada quando eles se separam no café da esquina. Mergulhando no reino subtil do sobrenatural, Christian Petzold reimagina a figura mitológica da ninfa aquática, Ondina, que se torna humana quando se apaixona e morre quando o seu amado a trai, transportando-a para uma história de amor do Século XXI. Aqui, Undine é uma historiadora que trabalha no departamento de desenvolvimento urbanístico da cidade de Berlim. Reescrevendo o mito, o filme apresenta uma reflexão sobre a relação entre realidade e ilusão.
Na próxima terça-feira, 20 de abril, que é o dia do Feriado Municipal e de Nossa Senhora de Mércoles, na Casa Amarela – Galeria Municipal, no Largo da Sé, é inaugurada a exposição Sonhos do Dia e da Noite - Coleção e Percurso de Maria João Fernandes. A mostra é inaugurada às nove horas, na presença do presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, e de Maria João Fernandes, sendo que nesse dia pode ser visitada até às 13 horas.
A exposição Sonhos do Dia e da Noite - Coleção e Percurso de Maria João Fernandes estará patente até dia 27 de junho e é o reflexo do seu muito particular Museu Imaginário (André Malraux) e de uma obra de crítica de arte de mais de quatro décadas. Desenvolve-se em vários capítulos, todos emblemáticos de diversas vertentes da arte contemporânea: Artistas Poetas e Poetas Artistas, Caligrafias, Universos Femininos, Variações sobre o Amor, Lirismo e Paisagem, Herança e Presença do Surrealismo, Caminhos da Abstração e Novas Figurações, Arte Primitiva e Arte Contemporânea. Inclui obras de muitos artistas fundamentais para a história da arte contemporânea, tais como Noronha da Costa, José João Brito, João Vieira, Ana Hatherly, Júlio Resende, Joana Lapa, Francisco Simões, Gil Teixeira Lopes, Artur Cruzeiro Seixas, Emília Nadal, Graça Morais, Nadir Afonso, entre muitos outros.
A mostra é organizada pela Câmara de Castelo Branco, abre simbolicamente no feriado da Senhora de Mércoles e é comissariada por Maria João Fernandes, tendo como comissário adjunto, o poeta Gonçalo Salvado.

14/04/2021
 

Em Agenda

 
29/05 a 12/10
Castanheira Retrospetiva Centro de Cultura Contemporânea de Castelo Branco
02/08 a 26/10
Barro e AlmaMuseu Francisco Tavares Proença Júnior, Castelo Branco
10/09 a 30/09
Cores em movimentoBiblioteca Municipal de Proença-a-Nova

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video