Edição nº 1687 - 21 de abril de 2021

JOÃO PINHEIRO TRAÇA OBJETIVOS PARA O CAMPEONATO NACIONAL DE KARTCROSS
“Andar mais à frente que no ano passado, embora a prioridade seja aprender”

O jovem João Pinheiro, que no ano de estreia se sagrou Campeão Nacional de Kartcross, apresentou, na passada sexta-feira, 16 de Abril, no centro cívico de Castelo Branco, os objetivos que tem traçados para o Campeonato que começa em Lousada, com a prova que decorre entre a próxima sexta-feira e domingo, 23 a 25 de Abril.
João Pinheiro, que tem 17 anos, avança que as expectativas para este ano passam por “aprender”, porque “sou muito jovem nesta modalidade e tenho muito que aprender” e revela que o objetivo “é andar mais à frente que no ano passado, embora a prioridade seja aprender”.
Recorde-se que João Pinheiro é filho de José Carlos Pinheiro, pelo que, confrontado com o historial do pai no desporto automóvel, garante que “em casa o ambiente é do mais descontraído, sem pressões”, e sublinha que “o meu pai é a peça mais importante da minha carreira. Sem ele nada disto seria possível”.
O jovem piloto recorda também o seu ano de estreia, ao afirmar que “não é fácil. A primeira corrida foi a mais difícil, porque até aí tinha andado sozinho na pista e, por isso sentia-me confortável”. Acrescenta que com o passar do tempo “fui sempre evoluindo, ganhando coragem e experiência” e destaca que “todas as provas a que vou, em todo o País, levo sempre a cidade de Castelo Branco comigo, pois é um grande orgulho representar esta cidade em todo o País”.
João Pinheiro destaca também que “a equipa, de oito elementos, todos Albicastrenses, tem 100 por cento de condições para ganhar corridas, campeonatos”.
Quanto ao carro adianta que, tal como no ano de estreia, a aposta continua na La Base RX01, tratando-se de um carro construído em Espanha, com chassis tubular e com o motor de uma Honda CBR 600, que debita cerca de 120 cavalos, dispondo de uma caixa sequencial de seis velocidades da mota”.
Com uma relação peso/potência significativa, João Pinheiro afirma que “com um centro de gravidade muito baixo são carros muito giros de guiar”, garantindo que “é muito entusiasmante para quem está a ver, bem como para quem está a conduzir”.
Na apresentação também esteve presente o presidente da Câmara de Castelo Branco, José Augusto Alves, que começou por destacar “a importância do desporto em castelo Branco”, para garantir que “a Câmara está ao lado das instituições, neste caso da Escuderia Castelo Branco (ECB)”.
Tudo para de seguida avançar que João Pinheiro “já não é uma promessa é uma evidência. O pai incutiu-lhe a raça, a determinação, os valores, sendo que o pai tem uma experiência longa e viu nele (João Pinheiro) qualidade”.
José Augusto Alves, no que respeita ao desporto motorizado, assegura que “é uma grande aposta de Castelo Branco”, relembrando que o kartódromo “foi o último desses investimentos” e acrescenta que “ali ainda vai ser invertido muito dinheiro, para melhorar, para evoluir”.
De referir, ainda, que a última prova do Campeonato é precisamente em Castelo Branco, nos dias 30 e 31 de outubro.
António Tavares

21/04/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video