Edição nº 1688 - 28 de abril de 2021

NO ÂMBITO DAS COMEMORAÇÕES DOS 250 ANOS DA CIDADE
Invasões francesas embelezam Praça Postiguinho de Valadares

A Praça Postiguinho de Valadares, na Zona Histórica de Castelo Branco, apresenta uma nova obra de arte pública, da autoria de João Cavalheiro, conhecido artisticamente como Styler. A nova obra de arte pública, representa a I Invasão Francesa, de 1807, com Castelo Branco como pano de fundo, destacando-se o Jardim do Paço e o Castelo.
A nova obra de arte urbana surge pela mão da Junta de Freguesia de Castelo Branco, no âmbito das comemorações dos 250 anos da elevação de Castelo Branco a cidade. Refira-se que este é o terceiro mural neste enquadramento, uma vez que um já tinha sido inaugurado no parque de estacionamento junto à Escola da Senhora da Piedade. Nesse caso um mural da autoria da Albicastrense Natacha Gomez, com o objetivo assinalar o Dia Internacional da Mulher, comemorado a 8 de março. E outro na Rua do Espírito Santo evocando a acordeonista Albicastrense Eugénia Lima.
Na inauguração da nova obra, na passada sexta-feira, 23 de abril, o presidente da junta de Freguesia de Castelo Branco, Leopoldo Rodrigues, afirmou que esta nova obra tem como objetivo “a revitalização da Zona Histórica da cidade” e sublinhou que a I Invasão Francesa “é um momento importante para Castelo Branco, pelas dificuldades que trouxe a castelo Branco e à sua população”, mas também considerou que “também há que ver as questões pelo lado positivo, pelo qual a passagem dos Franceses por Castelo Branco trouxe ideias, conhecimento”.
O autarca destacou, por outro lado, que o objetivo da Junta é “criar um roteiro de arte urbana com os murais” e revelou que nesse âmbito, “em junho ou julho se realizará um concurso, que terá como presidente do júri João Cavalheiro. Um concurso no qual os artistas podem propor temas, sendo que nós temos espaços identificados para isso”.
Leopoldo Rodrigues adiantou ainda que este projeto se estende às duas anexas da Freguesia, Lentiscais e Taberna Seca.
Por seu lado, João Cavalheiro (Styler) referiu que o trabalho que agora pode ser visto na Praça Postiguinho de Valadares “foi proposto pela Junta de Freguesia” e confessou que “foi um tema um bocado complicado, porque não existiam muitas referências na Internet. Não havia registo fotográfico. Daí a dificuldade na criação do projeto. Tive que me basear em pinturas da época de outros artistas”.
João Cavalheiro revelou ainda a sua satisfação em ter realizado este trabalho em Castelo Branco, agradecendo o acolhimento que teve e referiu que “já conhecia a Beira Baixa”. Tudo, porque João Cavalheiro nasceu em França, reside na zona de Lisboa, mas tem raízes familiares na região, mais concretamente na Soalheira.
António Tavares

28/04/2021
 

Outros Artigos

Em Agenda

 
07/03 a 31/05
Memórias e Vivências do SentirMuseu Municipal de Penamacor
12/04 a 24/05
Florestas entre TraçosGaleria Castra Leuca Arte Contemporânea, Castelo Branco
14/04 a 31/05
Profissões de todos os temposJunta de Freguesia de Oleiros Amieira
tituloNoticia
03/05
Canta LiberdadeCasa da Cultura da Sertã

Gala Troféu Gazeta Atletismo 2023

Castelo Branco nos Açores

Video